As narrativas escolares pelas lentes da cultura da mídia: o humor como um campo de representação

Autores

  • Luciana Cristina Porfírio [UNESP]

Palavras-chave:

Cultura da mídia. Comunicação. Televisão. Programas de humor. Educação escolar.

Resumo

O presente texto apresenta uma pesquisa que foi desenvolvida no período de 2001 a 2004 e que se ocupou de analisar as narrativas produzidas sobre a escola no programa humorístico de televisão Escolinha do Professor Raimundo. Sua contribuição para o campo educacional caminha na direção da análise de fontes que não estão dadas a priori, mas que são construídas durante a produção da pesquisa. Os produtos que são veiculados pela cultura da mídia podem e foram tomados, simultaneamente, como fonte e objeto de pesquisa. Para tanto, foi preciso qualificar algumas construções teóricas vinculadas aos estudos culturais, da comunicação e do humor como campo de representação tendo como referencia o conceito de linguagem e televisibilidade desenvolvido, respectivamente, por Rocco (1991) e Fischer (2000). O processo de construção das fontes, que envolveu procedimentos de gravação e seleção dos programas pautou-se, em seus aspectos téorico-metodológicos, nas idéias desenvolvidas pelo historiador Carlo Ginzburg sobre o paradigma indiciário.

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Publicado

2012-01-13

Como Citar

PORFÍRIO, L. C. As narrativas escolares pelas lentes da cultura da mídia: o humor como um campo de representação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 1, n. 3, p. p.80–99, 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1518. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê