Educação como direito fundamental: paredes de coura – uma experiência portuguesa destaca “a descoberta do ser criança no meio rural”
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v10i30.14512Palavras-chave:
Direitos Humanos. Conscientização. Paulo Freire. Educação Comunitária.Resumo
O presente artigo apresenta um estudo de caso em que se descrevem e analisam ações comunitárias em educação e saúde, realizadas em uma região rural portuguesa, na década de 1980 e na qual se observa o impacto dos conceitos e ideias desenvolvidas por Paulo Freire. Conceitos freireanos como o de conscientização, fundamentaram a condução das atividades de um conjunto de profissionais de saúde pública, que atuavam junto a populações em situação de vulnerabilidade social, com o intuito de melhoria de sua qualidade de vida, enfatizando suas potencialidades de auto desenvolvimento em ações comunitárias. O relato aqui apresentado insere-se no conjunto dos estudos que tratam da circulação de ideias e saberes pedagógicos entre diferentes grupos culturais e de como essa circulação é ressignificada e apropriada de maneiras diversas em diferentes espaços e tempos. A estrutura narrativa adotada assumindo, em seus processos descritivos e analíticos, as vozes de diferentes profissionais em seus pontos de vista e percepções traz a polissemia das vivencias de uma equipe multiprofissional na execução de um processo em que ao tempo em que constituiu-se a força de uma organização comunitária, também profissionais se constituíram em agentes de transformação social.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012.
FERREIRA, F. I.O Estudo do Local em Educação – dinâmicas socioeducativas em Paredes de Coura. Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho: Braga, 2003.
FERREIRA, A. C. Organização da Assistência à Criança – perspetiva do médico de Saúde Pública num Centro de Saúde Rural. In JUVENIL: Boletim do serviço de Pediatria do Hospital Distrital de Viana do Castelo, nº2, 1986.
FERREIRA, A. C. Planeamento em Saúde. Ensaio de sistematização de uma experiência em curso. In: Boletim de Educação Sanitária, v. VII, n. 1, 1984.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 2 ed. Porto. Editora Afrontamento, 1975.
GOMES, L. C. Animação, palavra – chave. Edições GAF – Grupo Aprender em Festa. Gouveia, 2000.
FONTES DOCUMENTAIS
ASSOCIAÇÃO OUSAM – Estatutos da Associação e toda a documentação referente ao Projeto “À descoberta do ser criança no meio rural” e ao Projeto “À descoberta do ser criança, construindo a comunidade no meio rural” (1985/1992) –Documentos não publicados. Paredes de Coura.
CENTRO DE SAÚDE DE PAREDES DE COURA – Documentos referentes aos Planos de Atividades de 1984, 1985, 1986 e 1987.-Documentos não publicados. Paredes de Coura.
FUNDAÇÃO AGA KHAN/FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (1988) – Integração de Serviços para a Infância. Metodologia de Projetos. Seminário. Lisboa: Fundação Aga Khan/Fundação Calouste Gulbenkian.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a permissão de compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.
2 Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3 Os autores têm permissão e são estimulados a publicarem e distribuírem seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 The authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
2 Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3 Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1 La. Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2 Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3 Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita de lo publicado. trabajo (Ver El efecto del acceso abierto).