A formação docente no estágio supervisionado: narrativas de egressos do curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14176

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação de professores, Narrativas

Resumo

Neste artigo, de abordagem qualitativa, tomamos como objetivo compreender como professoras/es recém-formadas/os perceberam a docência a partir da experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental. Para a produção das narrativas pelas/os participantes da pesquisa, pedagogas/os recém-formadas/os de uma instituição de ensino superior privada, no interior do Maranhão, trabalhamos com conversas e questionário como dispositivos metodológicos.  O problema de pesquisa questiona: como as/os professoras/es recém-formadas/os percebem a docência, a partir da realização do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental pelo qual vivenciaram? Os resultados mostraram que o estágio é uma experiência marcante na formação inicial de professoras/es; apesar de relevante, não fornece todas as bases para se atuar profissionalmente, mas possibilita contribuições fundamentais para os futuros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso: 13 dez. 2019.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Formação inicial e continuada de professoras/es: contribuições da abordagem narrativa (auto)biográfica. São Paulo, Projeto de Pesquisa, FAPESP, 2018.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. In.: MACIEL, E. S. B.; NETO, A. S. (Orgs.). Formação de professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores. v. 1, n. 1, p.90-102, maio/2009. Disponível em: < https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347/360>. Acesso em: 28 out. 2019.

GIROTTO, Cyntia Graziela G. Simões; CASTRO, Rosane Michelli. O estágio curricular e a didática na formação de professores: desafios e possibilidades. Educação. Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 177-190, jan./abr. 2013. Disponível em: > https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4094/4540>. Acesso: 03 set. 2020.

GISI, Maria Lourdes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; ROMANOWSKI, Joana Paulin. O estágio nos cursos de licenciatura. In.: ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R.; BEHRENS, M. A. (Orgs.) Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009.

GUARNIERI, Maria Regina. O início da carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In.: GUARNIERI, M. R. (Org.) Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados; Araraquara, SP: Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, 2005. (Coleção polêmicas de nosso tempo; 75).

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução José Cláudio; Júlia Ferreira. Revisão científica Maria da Conceição Passeggi; Marie Christine Josso. 2.ed. rev.e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

MARCELO GARCIA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. In.: Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br>. Acesso: 09 dez./2019.

MORAIS, Joelson de Sousa. A prática pedagógica no cotidiano de professoras iniciantes: tramas e desafios do aprender e ensinar. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. 175f. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20460/1/JoelsonDeSousaMorais_DISSERT.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2019.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches. É possível a conversa como metodologia de pesquisa? In: RIBEIRO, T.; SOUZA, R. de; SAMPAIO, C. S. (Orgs,). Conversa como metodologia de pesquisa: porque não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. P.163-180.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. A educação em tempos de neoliberalismo. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2020-03-08

Como Citar

MORAIS, J. de S.; BRAGANÇA, I. F. de S. A formação docente no estágio supervisionado: narrativas de egressos do curso de Pedagogia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 139–152, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i29.14176. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/14176. Acesso em: 28 mar. 2024.