História da educação primária: instituições e organização do trabalho escolar (1950-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14175

Palavras-chave:

História da Educação Primária, Instituições escolares, Organização do trabalho escolar

Resumo

Neste artigo, o objetivo é evidenciar como se expandiu o ensino primário público no Brasil e, particularmente, no Paraná, nas décadas de 1950 e 1960. Para o trato das fontes, adotou-se o método de análise de conteúdo. Na interpretação, conceitos teóricos propostos por Certeau (1998) e Chartier (1990) permitiram identificar formas originais na configuração do uso ou aplicação de modernos conhecimentos educacionais à realidade brasileira. Assim, no interior paranaense brasileiro, configurou-se um modelo de organização de escola que conjugou muitas das novidades do campo educacional às condições de um país agrário, de proporções continentais, com escassez de recursos e de qualificação profissional.

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Publicado

2020-03-08

Como Citar

ROSSI, E. R.; FARIA, J. F. de. História da educação primária: instituições e organização do trabalho escolar (1950-1960). Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 125–138, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i29.14175. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/14175. Acesso em: 18 abr. 2024.