Evasão na Educação Superior: licenciaturas na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Campus de Cáceres/MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v10i29.14170

Palavras-chave:

Evasão, Permanência, Fluxo acadêmico

Resumo

O presente artigo problematiza questões relativas à permanência e não permanência na Educação Superior, tendo em vista que a evasão tem se apresentado como um dos maiores problemas das Instituições de Ensino Superior – IES na atualidade. O objetivo é analisar a evasão na interface com a movimentação acadêmica durante o período mínimo previsto para integralização dos cursos de licenciatura na UNEMAT, campus de Cáceres. Para tanto, caracteriza-se a universidade lócus desta pesquisa, especificamente em relação aos cursos de licenciatura, apresentando seu histórico no contexto de expansão das IES no interior do país; expõe-se os dados coletados sobre os cursos em foco, concomitantemente discutindo, a partir de pesquisadores da área como Silva e Veloso (2012); Veloso e Nogueira (2014); Lima, Malange e Barbosa (2018); Maciel, Lima e Gimenes (2016); conceitos de acesso e permanência, essenciais para a compreensão do fenômeno pesquisado. Os resultados são provenientes da análise de documentos e estudo de referenciais e indicam a necessidade de aprofundamento de estudos sobre o mesmo tema e a necessidade de políticas de permanência mais expressivas, que compreendam o acompanhamento do fluxo acadêmico como possibilidade de maior êxito em seus fins.

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Publicado

2020-03-08

Como Citar

NEVES, S. P.; GENTIL, H. S.; MALANGE, F. C. V. Evasão na Educação Superior: licenciaturas na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Campus de Cáceres/MT. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 10, n. 29, p. 45–56, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v10i29.14170. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/14170. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: “ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR"

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