O educador e a escola de tempo integral no Brasil: quem vai “fazer acontecer”?

Autores

  • Mercês Pietsch Cunha Mendonça Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Iolene Mesquita Lobato Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0001-7014-0912
  • Edna Perpetua dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i26.12763

Palavras-chave:

Educação Integral. Implementação. Professor.

Resumo

O artigo discorre sobre o papel do educador na educação integral e integrada no Brasil. Pretende-se analisar como o modelo integral foi construído, implementado e como está sendo revisto, bem como as necessidades de interação dos diversos atores no processo de EII. Também discute os requisitos de uma educação integral e integrada e o nível de preparação docente para implementação desse modelo. Sugerem-se questionamentos sobre a importância do professor enquanto implementador, analisador, catalisador de melhorias e aprendizado, enfim, protagonista do processo de EII e busca-se ao final ressaltar que melhorias, ainda, podem ser feitas para que o “filtro” pelo qual todo aluno passa esteja cada vez mais eficaz em sua função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 28. ed., 1993.

BRASIL. Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC, Secad, 2009.

CADERNOS Cenpec Educação Integral. Ano I, número 2, 2006.

CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

CAVALIERE, Ana Maria. Educação Integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Revista Educação e sociedade. Campinas, vol. 23, n. 81, p. 247-270, dez. 2002. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 24 jan. 2012.

CAVALIERE, Ana Maria. Quantidade e racionalidade do tempo de Escola: debates no Brasil e no mundo. Revista Teias: Rio de Janeiro, ano 3, n.6, p.1-14, jul./dez. 2002.

CARNEIRO, Vera Maria Oliveira. Educação do campo integral na perspectiva do semi-árido. Disponível em: http://www.moc.org.br/artigos/11-09-2007_10_51_20.pdf. Acesso em: 25 jan. 2012.

GAAG. Disponível em: http://www.gacc.org.br/site/index.asp?Conteudo_ID=5&Sub_ID=33&T=N&P=1. Acesso em: 24 jan. 2012.

GERMANI, Bernadete. A educação de tempo integral: passado e presente na rede municipal de ensino de Curitiba. 2006. 108 p. Dissertação (Mestrado em educação) –PUCPR, Paraná, 2006.

LIMONTA, Sandra Valéria; MORAIS, Beverly Batista de. Ensino e aprendizagem de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas escolas de tempo integral em Goiânia. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria. (Org.). Didática e práticas de ensino: texto e contexto em diferentes áreas do conhecimento. Goiânia -GO: CEPED/PUC GO, 2011, v. 1, p. 53-64.

MOLL, Jaqueline. Conceitos e pressupostos: o que queremos dizer quando falamos de educação integral? Educação integral na perspectiva da reinvenção da escola: elementos para o debate brasileiro. Disponível em: tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173859Edu_int.pdf. Acesso em: 06 jan. 2011.

MOLL, Jaqueline. Reinventar a escola dialogando com a comunidade e com a cidade: novos itinerários educativos. Revista Pátio. Porto Alegre: Artmed, ano VI, n.24; 2009.

MONTEIRO, Ana Maria. Ciep –Escola de Formação de Professores. In.: Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 35-49, abr. 2009.

MINAS GERAIS. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=35641&tipo=ob&cp=003366&cb=&n1=&n2=Biblioteca%20Virtual&n3=Dicion%E1rio%20da%20. Acesso em: 24 jan. 2012.

MOTA, Silvia Maria C. Escola de tempo integral: da concepção à prática. VI Seminário da Redestrado - Regulação Educacional e Trabalho Docente 06 e 07 de novembro de 2006 –UERJ -Rio de Janeiro -RJ. Disponível em: www.fae.ufmg.br/estrado/cd.../eixo...1/escola_de_tempo_int.doc. Acesso em: 22 jan. 2012.

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. A história da educação brasileira: a organização escolar. 20. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2007.

TITTON, Maria Beatriz Paupério. Profissionais da educação integral: que atores e que formação entram nesse jogo? Diálogos necessários para um projeto de Educação Integral. Disponível em: tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173859Edu_int.pdf. Acesso em: 06 dez. 2011.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

MENDONÇA, M. P. C.; LOBATO, I. M.; SANTOS, E. P. dos. O educador e a escola de tempo integral no Brasil: quem vai “fazer acontecer”?. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 26, p. 99–107, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i26.12763. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12763. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação e Profissão Docente sob Diferentes Olhares”

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.