Viagens escolares de crianças do campo: a construção da cultura de pares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12617

Palavras-chave:

Crianças do Campo. Viagens Escolares. Cultura de Pares.

Resumo

Este artigo analisa aspectos do cotidiano de viagens escolares em espaços do campo. Os dados são resultantes de investigações interinstitucionais desenvolvidas em assentamentos localizados no estado de Mato Grosso do Sul, coletados por meio da observação participante e, também, de depoimentos com crianças e do registro de imagens. O estudo, apoiado nos conceitos da Sociologia da Infância, desvenda os mecanismos de resistência criados pelas crianças do campo para minimizarem as dificuldades e enfrentarem o tempo de deslocamento morada-escola-morada durante as viagens realizadas no transporte escolar. A discussão revela que as crianças, mediante o brincar e outras linguagens, reconstroem suas posições sociais diante das regras impostas pelos adultos. Também aponta que os momentos de socialização, durante as viagens escola-morada-escola, desencadeiam a reconstrução de regras e de interações e colaboram para a construção social do que é ser um menino ou uma menina nos espaços do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUSS-SIMÃO, Marcia. Experiências sensoriais, expressivas, corporais e de movimento nos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil. In: Debates em Educação. Maceió, V. 8, n.16, jul./dez. 2016, p. 184-207.

CORSARO, Willian A. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MULLER, Fernanda; CARVALHO, Maria Aparecida (Orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças. Diálogo com Willian Corsaro. 2009 a. São Paulo: Cortez, p. 31-50.

CORSARO, Willian A. Sociologia da infância. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2011.

FERREIRA, Manuela. Do avesso do brincar ou... As relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construção da(s) ordem(ens) social(ais) instituinte(s) das crianças nos jardins de infância. In: SARMENTO, M.; CERISARA, A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Lisboa: Edições ASA, 2004, p. 55-104.

FERREIRA, Maria Manuela Martinho. “Branco demasiado” ou... Reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas acerca da pesquisa com crianças. In: SARMENTO, Manoel; GOUVEA, Maria Cristina Soares (Orgs.). Estudos da infância. Educação e prática sociais. Petrópolis: Vozes, 2008, p.143-162.

KRAMER, Sônia. Crianças e adultos em diferentes contextos-Desafios de um percurso de pesquisa sobre a infância. In: SARMENTO, Manoel; GOUVEA, Maria Cristina Soares (Orgs). Estudos da infância. Educação e prática sociais. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 163-189.

POJO, Eliana; VILHENA, Maria de Nazaré. Crianças ribeirinhas da Amazônia paraense. In: SILVA, Isabel de Oliveira e; SILVA, Ana Paula Soares da Silva; MARTINS, Aracy. Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 135-148.

SARMENTO. M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO. M.; CERISARA, B. (Orgs.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas. Porto: Asa, 2003, p. 09-34.

SOUZA, Solange Jobim; SALGADO, Raquel, Gonçalves. In: SARMENTO, Manoel; GOUVEA, Maria Cristina Soares (Orgs.). Estudos da infância. Educação e prática sociais. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 207-221.

YAMIN; Giana Amaral; MENEGAT, Alzira. “Odeio andar de ônibus”; o que dizem as crianças assentadas sobre o transporte escolar. In: SILVA, Isabel de Oliveira e; SILVA, Ana Paula Soares da Silva; MARTINS, Aracy. Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 205-220.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

YAMIN, G. A.; FARIAS, M. de F. L. de; VIEIRA, J. F. Viagens escolares de crianças do campo: a construção da cultura de pares. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 36–46, 2020. DOI: 10.30612/eduf.v9i27.12617. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12617. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Formação de Professores para a Infância: História, Políticas, Diversidade e Cultura”