Análise das condições para efetuar a transdisciplinaridade em instituições básicas da educação em Boyacá Colômbia

Autores

  • Nidia Yaneth Torres Merchán Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC)
  • José Gabriel Cristancho Altuzarra Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC) - Universidad Pedagógica Nacional (UPN)
  • Aura Marcela Torres Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11014

Palavras-chave:

Transdisciplinariedade. Educação CTSA. Educação básica. Percepção docente.

Resumo

Nas últimas três décadas, a transdisciplinaridade tem sido promovida e ganhado terreno para ser uma alternativa aos problemas globais de grande complexidade. No entanto, é necessário compreender a maneira pela qual diferentes sujeitos sociais a estão assumindo. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar os resultados de um estudo sobre as percepções que os professores do ensino médio têm no departamento de Boyacá-Colômbia sobre a transdisciplinaridade e avaliar em que medida os processos acadêmicos desenvolvidos em instituições de ensino estão fornecendo essa perspectiva. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas com professores de instituições de ensino fundamental que participaram voluntariamente e uma análise qualitativa dessas informações foi realizada. Os resultados mostram que é necessário facilitar os processos de treinamento para a implementação da transdisciplinaridade; também foi observado que os programas de formação de professores deveriam assumir essa perspectiva de conhecimento, a fim de gerar atitudes de trabalho transdisciplinar em práticas pedagógicas, uma vez que esses cenários podem ser a oportunidade inicial para a formação de futuras gerações que fomentam a aprendizagem social. e a co-produção de conhecimento. Nesse sentido, a educação CTSA e o trabalho colaborativo entre universidades e escolas oferecem um caminho que pode facilitar esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

MERCHÁN, N. Y. T.; ALTUZARRA, J. G. C.; TORRES, A. M. Análise das condições para efetuar a transdisciplinaridade em instituições básicas da educação em Boyacá Colômbia. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 92–109, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11014. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11014. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ “EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: DIÁLOGOS E CAMINHOS PARA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE"