Utilizando videoaulas, da produção a disponibilização na Internet

Autores

  • jordão moreira da silva júnior Universidad San Carlos

Palavras-chave:

Videoaulas. Internet. Objeto de aprendizagem.

Resumo

A utilização de videoaulas como objeto de aprendizagem tem chamado atenção, por ser uma aplicação de fácil acesso a alunos e professores, possibilitando, o reforço no ensino de conteúdos ministrados nas aulas. Por ser uma forma mais dinâmica e contextualizada com as novas gerações ou nativos digitais, servindo como material de pesquisa para complementação dos estudos e disseminação das informações. O objeto de estudo deste trabalho serão as videoaulas com ênfase na sua criação, onde apresentaremos os softwares utilizados, os equipamentos e um breve passo a passo para criação de uma videoaula e a sua disponibilização na internet, culminando com uma aplicação prática: o concurso de miniaulas do SENAI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

jordão moreira da silva júnior, Universidad San Carlos

Mestrando em informática pela Universidad de San Carlos na cidade de Asuncion Paraguay(2013), é especialista em educação profissional integrada à educação básica para jovens e adultospela Universidade Federal da Paraíba (2010); pósgraduandoem tecnologias na educação pelaUniversidade Estadual da Paraíba (2011); possui graduação em licenciatura plena em pedagogiapela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2009); graduando em gestão da tecnologia dainformação na Universidade Paulista (2014). É técnico em informática com habilidade em uso egestão de computadores, sistemas e redes pela Escola Técnica Redentorista (2004). Atualmente éinstrutor educacional técnico do SENAI Departamento Regional da Paraíba, no Centro de EducaçãoProfissional Prof. Stenio Lopes. Atuando como desenvolvedor de soluções com tecnologia para aindústria. Tem experiência na área de manutenção em informática; gerenciamento de redes decomputadores; design gráfico; eletrônica analogia e digital; desenvolvimento de jogos digitais esimuladores com tecnologia 3D; execução e gerenciamento de projetos de inovação e TI.

Referências

ANTONI, J.; BELLVER, B. (2010) Ambientes virtuais de aprendizagem e padrões de elearning, In: Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação, Porto Alegre, ARTIMED.

BRASIL. LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Lei regula os direitos autorais: Brasília, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.

BRASILESCOLA. YouTube, texto. Disponível em

http://www.brasilescola.com/informatica/youtube.htm. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.

BERRÉRE, E.; SCORTEGAGNA L.; LÉLIS C. A. S., Produção de Videoaulas para o Serviço EDAD da RNP. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. Novembro de 2011.

BORGES N. H.; SANTANA, J. R. Apud LISBOA, R. P.; FURTADO, S. E.; GUSSI, A. F.; NETO, H. G., Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para Televisão Digital. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

ESTUDIOLIVRE. EstudioLivre / Cinelerra. Disponível em: http://estudiolivre.org/. Acessado em: 18 de dezembro de 2011.

GOOGLE. Portal de Pesquisa na Internet. Disponível em http://www.google.com.br/. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.

YOUTUBE. Televisão Feita por Você. Disponível em

http://www.youtube.com/?tab=w1&gl=BR. Acessado em: 17 de dezembro de 2011.

LISBOA, R. P.; FURTADO, S. E.; GUSSI, A. F.; NETO, H. G., Categorias Comunicacionais para Produção de Conteúdos Educativos para Televisão Digital. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

LINHARES, Bruno. Pixel. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel Acessado em 18 de dezembro de 2011.

MERRILL, D. Apud TAROUCO, L. M. R.; CANTO, A.; RODRIGUES, H. Z.; SEMELER, A. R., Vídeo Mashup para Sites de Bibliotecas Universitárias – Implicações do Open Content no Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

NETO, J. S. O.; JULIAN B. L., Vídeo-objetos de Aprendizagem na Televisão Digital Móvel: Um Estudo sobre as Necessidades não Funcionais do Usuário. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

PORTAL DO ESTUDANTE. VideoaulasGrátis. Disponível em:

http://portaldoestudante.wordpress.com/video-aulas-gratis/. Acessado em: 20 de dezembro de 2011.

ROGERS, Y.; S. PRICE Apud NETO, J. S. O.; JULIAN B. L., Vídeo-objetos de Aprendizagem na Televisão Digital Móvel: Um Estudo sobre as Necessidades não Funcionais do Usuário. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. novembro de 2011.

SERAFIM, M. Lúcia; PIMENTEL F. S. C.; DO Ó Ana P. S., Aprendizagem Colaborativa e Interatividade na Web: Experiências com o Google Docs no Ensino de Graduação. Disponível em: http://ead.uepb.edu.br/ava2/mod/resource/view.php?id=310. Acessado

em 05 de dezembro de 2011.

SENAI. Departamento Nacional Banco de Recursos Didáticos. Disponível em: http://www.senai.br/recursosdidaticos. Acessado em 20 de dezembro de 2011.

TECMUNDO. Descubra e Aprenda Tudo Sobre Tecnologia. Disponível em :http://www.tecmundo.com.br/4040-adobe-lanca-creative-suite-5-recheado-denovidades-.htm. Acessado em 18 de dezembro de 2011.

WILEY, D. Apud TAROUCO, L. M. R.; CANTO, A.; RODRIGUES, H. Z.; SEMELER, A. R., Vídeo Mashup para Sites de Bibliotecas Universitárias – Implicações do Open Content no Projeto e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju SE. Novembro de 2011.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

júnior, jordão moreira da silva. (2016). Utilizando videoaulas, da produção a disponibilização na Internet. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 120–129. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/4048

Edição

Seção

Artigos