Os desafios no estudo on line em salas virtuais: uma análise das ferramentas do AVA na EAD UFGD e UNIGRANET

Autores

  • João Batista Alves de Souza Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Educação a Distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ensino‐Aprendizagem. Moodle. 

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar os desafios enfrentados pelos acadêmicos nos estudos on line em salas virtuais de licenciatura na Modalidade a Distância em Ambientes de Aprendizagem diferentes, a partir de um estudo de caso realizado entre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle EaD – UFGD e a Plataforma UNIGRAN NET. A princípio, apresentaremos um breve histórico e explanação da Educação a Distância (EaD) no Brasil, além dos avanços no AVAs e o advento de novas ferramentas de aprendizagem que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho aborda discussões sobre as ferramentas disponíveis nas duas Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos na Modalidade a Distância, além de trazer uma descrição dos dois ambientes virtuais e suas funcionalidades. O referencial teórico se embasa em autores que pesquisam e discutem a temática como: Moran (2013), Behar (2008), Lévy (2004 e 2005), Moreira (2004), Kensi (2002), Silva (2003), Belloni (2001), Testa (2013). O objetivo deste artigo esta pautado na verificação das ferramentas de aprendizagem existentes em IES públicas e privadas da Região da Grande Dourados, caracterizando os principais desafios apresentados pelos sujeitos envolvidos nesse processo, desmistificando os preconceitos existentes em torno da qualidade oferecida na modalidade a distância. Nesse aspecto, apesar dos desafios enfrentados pelos acadêmicos na modalidade a distância as ferramentas de aprendizagem proporcionam um processo de ensino-aprendizagem capaz de ampliar as práticas pedagógicas, além de mediar a construção dos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Alves de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007) É formado em Letras. Especialista em Literatura (2004). Especialização em Educação a Distância UNIGRAN (2011). Pedagogo formado pela UNIGRAN (2014). É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul. Coordenador da Divisão de Projetos Educacionais na Prefeitura Municipal de Deodápolis. Tem experiência na área de Educação com ênfase em EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação a Distância. Atua em EaD no Polo presencial da UNIGRAN NET, professor pesquisador II na EaD - UFGD.

Referências

ANUÁRIO BRASILEIRO ESTATÍSTICO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA. 3. ed. São Paulo: Instituto Monitor: ABED, 2007.

AIRES, C.J.; LOPES, R.G. de F. Gestão na educação a distância. In: Educação superior a distância: comunidade de trabalho e aprendizagem em rede (CTAR).

BASSANI, P. B. S. Modelagem das interações em ambiente virtual de aprendizagem. 2006. 184 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação ) – Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream

/handle/10183/14682/000666336.pdf?sequence=1. Acesso em: 23 set. 2013.

DICIONÁRIO PUBLICITÁRIO ON‐LINE. Pesquisa quantitativa. Disponível em: http://d2dbr.free.fr/dicionariopublicitario/p.htm. Acesso em: 25 set. 2013.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. p. 720.

GHEDIN, Evandro. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2º ed. S

LANDIM, C. M. M. P. F. (1997): Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro.

LIMA, Terezinha Bazé de. Normas da ABNT: uso e emprego em textos científicos. Dourados: UNIGRAN, 2009.

____, Terezinha Bazé de. Metodologia da Pesquisa em Educação. Dourados. UNIGRAN, 2009.

____, Terezinha Bazé de. Trabalho de Conclusão de Curso. Dourados: UNIGRAN, 2010.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Edição revista. 13ª ed. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2010.

MORAN, José Manuel. Palestra proferida pelo Professor no evento "Programa TV Escola ‐ Capacitação de Gerentes", realizado pela COPEAD/SEED/MEC em Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf

Acesso em 12 de setembro de 2013.

MORAN, J. M. Educação inovadora na sociedade da informação. Educação on‐line. 2005. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2013.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. 173 p. (Coleção Papirus Educação).

MUZINATTI, C. M. A. Mundo moodle: conhecimento em construção. In: MARI, Hugo et al.(Org.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/ UFMG; Carol Borges, 2005. 475 p.

PRETI, O. (org.) (1996): “Educação a distância: uma prática mediadora e mediatizada”, in “Educação a distância: inícios e indícios de um percurso”. Cuiabá, UFMT.

REIS, A. S. Educação à distância no Brasil: uma leitura sob ótica da razão jurídica. 2002. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico‐científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1998.

SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores. 3º ed. rev e ampl. São Paulo: Novatec Editora, 2013.

Downloads

Publicado

2014-11-06

Como Citar

Souza, J. B. A. de. (2014). Os desafios no estudo on line em salas virtuais: uma análise das ferramentas do AVA na EAD UFGD e UNIGRANET. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 2(3), 41–58. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3292

Edição

Seção

Artigos