Ações pedagógicas no curso de Licenciatura em Computação da EaD da UFGD: um relato de experiência

Autores

  • Everton Castelão Tetila UFGD
  • Rafael José Lopes José Lopes Fontes UFGD
  • Genivaldo Pinheiro de Andrade UFGD
  • Lucas de Souza Rodrigues UFGD
  • Paulo Roberto Gomes Cunha UFGD

Resumo

Este trabalho apresenta um relato da experiência realizada durante o período letivo da disciplina Introdução à Computação (IC) do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pretende-se descrever o aproveitamento e a evasão dos acadêmicos na disciplina; mostrar as dificuldades, os êxitos, e as superações encontradas pela equipe de profissionais da EaD da UFGD, adquiridos ao longo desta experiência. O texto está organizado em cinco seções, incluindo esta a introdução. A seção 2 apresenta a proposta metodológica do relato de experiência. Na seção 3, são apontadas as motivações que originaram a pesquisa e as dificuldades encontradas em EaD. Na seção 4, é narrada a experiência propriamente dita da equipe de professores tutores e professor formador. Finalmente, na seção 5, são apontadas as conclusões deste trabalho e as perspectivas de trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa? 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p.

LOBO NETO, F. J. S. Educação a Distância: Regulamentação, Condições de Êxito e Perspectivas. UNESP, 1998. Disponível em: http://www.feg.unesp.br/~saad/zip/RegulamentacaodaEduca-caoaDistancia_lobo.htm. Acesso em 25 nov. 2011.

REDE GLOBO DE TELEVISÃO. Reportagem do Jornal Nacional Sobre Educação a Distância. 2009. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ht12QJKuNuw&featu-re=BFa&list=PL77E148684A794D00&lf=results_video.

Acesso em 24 nov. 2011.

SARAIVA, Terezinha. Educação a Distância no Brasil: lições da história. Em Aberto, vol. 16, n.70, 1996. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ index.php/emaberto/article/view-File/1048/950. Acesso em: 25 nov. 2011.

SARTORI, A. S. Educação a Distância: novas práticas pedagógicas e as tecnologias da informação e da comunicação. Linhas, vol. 3, n. 2, 2002. Disponível em: http//www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1192/1007. Acesso em: 25 nov. 2011.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SOARES, A. A.; BARVINSKI, C. A.; ROCHA E. M.; BOTERO E. R. Tendências Contemporâneas e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em EaD. Disponível em: http://portalead.ufgd.edu.br. Acesso em: 18 nov. 2011.

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

Tetila, E. C., José Lopes Fontes, R. J. L., de Andrade, G. P., Rodrigues, L. de S., & Cunha, P. R. G. (2013). Ações pedagógicas no curso de Licenciatura em Computação da EaD da UFGD: um relato de experiência. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(1), 73–79. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/2656

Edição

Seção

Artigos