Impactos sociais da pandemia: o lazer dos/as professores/as

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16100

Palavras-chave:

Lazer, Professores, Pandemia, Impactos Sociais

Resumo

A pandemia de Covid-19 vem produzindo repercussões epidemiológicas em escala nacional com efeitos devastadores sobre as populações de ordem social, econômicas, políticas, culturais e históricas sem precedentes na nossa história recente das epidemias. No Ceará, até 11 de outubro de 2020, foram confirmados 260.154 casos de COVID-19 e 9.134 número de óbitos acumulados. Fortaleza se transformou em um dos epicentros nacionais da doença, alcançando o terceiro lugar no Brasil e o primeiro na região Nordeste. O objetivo deste ensaio foi identificar os principais efeitos sociais nas professoras e professores da educação básica do Estado do Ceará. Este escrito conforma uma abordagem quantitativa, descritiva e transversal, em que foi feito um levantamento por questionário eletrônico, utilizando o Google Forms e grupos de WhatsApp, acerca dos critérios de avaliação das barreiras sobre o lazer do coletivo de professores. Em condições normais, as atividades de lazer preferidas foram as atividades intelectuais, atividades artísticas e as atividades sociais. Durante a pandemia, permaneceu como mais utilizado nos horários de lazer as atividades intelectuais, atividades manuais e Físico-Esportivo. Em Fortaleza as principais barreiras para o lazer durante a pandemia estão associadas a restrições estruturais, tendo por um lado o clima de insegurança devido a violência urbana e de terror devido ao corona vírus, e por outro, a falta de acesso aos inúmeros equipamentos de lazer disponíveis na cidade e públicos (praias, praças, lagoas, polos de lazer, shoppings, arenas de esportes, parques ecológicos) todos interditados pelos decretos implementados  para controlar o avanço da enfermidade, como isolamento e quarentena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHA I, M.L.; VIANNA II, N.W.H.; SOUZA III, S.S.; PEREZ, G. Lazer e classes populares: uma proposta de segmentação. Organizações e Sociedade, v. 15, n. 44, Salvador, p. 81-99, mar. 2008.

BRAMANTE, A. C. Lazer: concepções e significados. v. 1, n. 1, Licere. Belo Horizonte: CE-LAR/UFMG, p. 37-43, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Senado Federal: 1988, 292p.

CEARÁ. O Cenário da Violência e da Criminalidade no brasil e no Ceará: análise compa-rativa. v. 1, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2017/12/CP_Livro2_O. pdf. Acessado em: 24 de setembro de 2020.

CEARÁa. Decreto Nº33.510, de 16 de março de 2020. Diário Oficial do Estado do Ceará. v. 3, n. 53, p. 1-4, Fortaleza, 16 de março de 2020.

CEARÁb. Decreto Nº33.519, de 19 de março de 2020. Diário Oficial do Estado do Ceará. v. 3, n. 56, p. 1-2, Fortaleza, 19 de março de 2020.

CEARÁc. Portal Ceará Transparente. Disponível em: https://cearatransparente.ce.gov.br/portal-da-transparencia/servidores. Acessado em: 1. set. 2020.

COSTA, E. F; SALVADOR, E. P; GUIMARÃES, V. V; FLORINDO, A. A. Atividade física em di-ferentes domínios e sua relação com a escolaridade em adultos do distrito de Ermelino Matarazzo, Zona leste de São Paulo, SP. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v. 15, n.3, p. 151-156, 2010.

DOLTON, P; MARCENARO-GUTIERREZ, O; POTA, V. Global Teacher Status Index 2018. Disponível em: https://www.varkeyfoundation.org/what-we-do/policy-research/global-teacher-status-index2018. Acessado em: 20. mai. 2020.

FIOCRUZ. Impactos Sociais, Econômicos, Culturais e Políticos da Pandemia 2020. Dis-ponível em: https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemia. Acessado em: 4. set. 2020.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Violência Doméstica Durante a Pandemia de Covid-19 – 3. ed, 24 de julho de 2020. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/violencia-domestica-durante-pandemia-de-covid-19-edicao-03/. A Acessado em: 5. set. 2020.

GALLISTL, V; NIMROD, G. Media-Based Leisure and Wellbeing: A Study of Older Internet Users. Leisure Studies, v. 39, n. 2, p. 251-265, 2020.

GIOVINAZZO, R. A. Um Estudo Sobre O Desempenho E A Estratégia das Empresas que Atuam no Mercado de Bens Populares no Brasil. Dissertação de mestrado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, USP, 2003.

INEP. Indicador de Esforço Docente, 2014. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais. Acessado em: 25 de setembro de 2020.

INEP. Censo Escolar da Educação Básica (2019). Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar. Acessado em: 24 de setembro de 2020.

JACKSON, E. L; SCOTT, D. Experiencing Leisure: Constraints to leisure. Leisure Studies: Prospects for the twenty-first century. p. 299-321, 1999.

MARCELLINO, N. C; SILVA, D. A. M; STOPPA, H. F; MELO, V. A. Importância da recreação e do lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, p. 52, 2011.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico, VIGITEL 2018. Brasília. 2019.

ONU. Pandemia de Coronavírus “Tem as Sementes de uma Grande Crise de Saúde Mental”. News. 2020. Disponível em: https://www.newsweek.com/coronavirus-pandemic-could-cause-major-mental-health-crisis-un-says-1504186. Acessado em: 20. ago. 2020.

ROSE, J. Leisure and Social Class. In: SCHNEIDER, I. (Org.). Diversity and inclusionin the recreation profession organizational perspectives. Champaign: Sagamore Publishing, p. 123-141, 2016.

SILVA, S. G; SILVA, M. C; NAHAS, M. V; VIANA, S. L. Fatores Associados À Inatividade Físi-ca no Lazer e Principais Barreiras na Percepção de Trabalhadores da Indústria do Sul do Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 249-259, 2011.

SILVESTRE, B. M; AMARAL, S. C. F. O Lazer dos Professores da Rede Estadual Paulista: Uma Investigação Comparativa Entre Os Gêneros. Licere, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 60-87. 2017.

UNESCO. Education: from disruption to recovery. 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acessado em: 15 de julho de 2020.

UN WOMEN. Chief Calls For Domestic Violence ‘Ceasefire’ Amid ‘Horrifying Global Sur-ge’. UN News. 2020. Disponível em: https://news.un.org/en/story/2020/04/1061052. Acessado em: 24 de setembro de 2020.

VIEIRA, V. R; SILVA. J. V. P. Barreiras à Prática de Atividades Físicas no Lazer de Brasilei-ros: Revisão Sistemática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, p. 1-22, 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global And Regional Estimates Of Violence Against Women: prevalence and health effects of intimate partner violence and non-partner sexual violence. World Health Organization., 2013. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/85239. Acessado em: 24 setembro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-20

Como Citar

Cavalcante, J. S., Campos, A. S., & Ferreira, H. S. (2021). Impactos sociais da pandemia: o lazer dos/as professores/as. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 145–159. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16100

Edição

Seção

Relatos de experiência