A liderança na educação a distância: perspectiva para uma gestão em tecnologias da informação

Autores

  • William Amaral dos Santos UFGD

Palavras-chave:

Educação a Distância (EaD). Gestor de tecnologia da informação (TI). Liderança.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a reflexão sobre a liderança na Educação a Distância exercida pelo gestor de tecnologia da informação. A modalidade de ensino a distância tem crescido rapidamente necessitando de profissionais capacitados a gerir toda diversidade de pessoas e ideias presentes nesta modalidade de ensino. Como a liderança é um tema muito estudado na área empresarial, buscou-se traçar paralelamente sua atuação na Educação a Distância tentando destacar um tipo de líder que melhor se encaixe ao gestor de tecnologia da informação para atuar nesta área. O artigo não tem como proposta oferecer soluções ou receitas prontas, mas entender e expor os pontos de vista de alguns autores que procuram estudar sobre o tema. Os dados foram levantados mediante a pesquisa exploratória e descritiva, na qual se procurou, durante a investigação bibliográfica, encontrar resposta para quais são os estilos ou características de liderança que podem ajudar um gestor de Tecnologia da Informação a dirigir a Educação a Distância. Os resultados da pesquisa sugerem que o estilo de liderança a ser aplicado é com base no modelo de Hersey e Blanchard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Claudia Fontes Magalhães. Gestão da Tecnologia da Informação nas Instituições de Ensino Superior http://tede.unifacs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=23 acesso em 19 Ago. de 2013.

ANTONELLI, Ricardo Adriano. Percepções dos Profissionais de Contabilidade Paranaenses Quanto ao uso da Tecnologia da Informação nas Atividades Individuais

http://www.ppgcontabilidade.ufpr.br/system/files/documentos/Dissertacoes/D060.pdf Acesso em: 09 de Set. de 2013.

BUTTIGNON, Karina; GARCIA, Rosilene Pereira César; SILVA, Marcelo Heleodoro da. Uma Reflexão sobre o Ensino a Distância, via Internet, no Brasil. Disponível em:

http://www.feg.unesp.br/ceie/Monografias‐Texto/CEIE0204.pdf Acesso em 22 de Ago. de 2013.

CASAGRANDE, Lucas. Educação nas modalidades presencial e a distância: um estudo comparativo das percepções de estudantes de cursos do nível de especialização na ea/ufrgs. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gpnavi/artigos/lucas_dissertacao.pdf

Acesso em 21 de Ago. de 2013.

CASTIGLIA, Felipe Zilles. Cultura Organizacional, Estilos de Liderança e a Comunicação Interpessoal Nas Organizações. Disponível em: http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/art_cie/art_12.pdf Acesso em: 23 de Set. 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. ‐ Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 – 6ª reimpressão.

DAMIÃO, Maria de Lurdes Zamora, Liderança, p. 1‐82, 2013. Disponível em: www.anhanguera.com. Acesso em: 1 fev. 2013.

GUARESCHI, Enio, PAULATA, Thaís, SCARIOT, Taísa. Liderança: diferencial imprescindível nos tempos atuais. Secretariado Executivo em Revist@, n. 3 Disponível em:

www.upf.br/secretariado/download/revista2007.pdf#page=66 Acesso em: 21 Set. 2013.

LONGARAY, André Andrade, GIESTA, Lílian Caporlíngua. Pressupostos para uma direção eficaz: a teoria de liderança revisitada. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0106.PDF. Acesso em: 25 de Set. de 2013.

MILL, Daniel; BRITO Nara D.; SILVA Aparecida Ribeiro da; ALMEIDA Leandro Fagner. Gestão da Educação a Distância (EaD): noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EaD. Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal2‐repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/daniel_mill_e_outros.pdf Acesso em: 18 de Set. 2013.

OLIVEIRA, Paulo Marcelo Alencar de. Gestão da Tecnologia de Informação Análise da Contribuição da Norma Iso 20.000 na Qualidade da Gestão dos Serviços de Tecnologia da Informação. Disponível em: http://www.flf.edu.br/revista‐flf/monografias‐computacao/monografia_paulo_marcelo.pdf Acesso em: 16 de set. de 2013.

PEREIRA, Maurício Fernandes, SILIPRANDI, Elizângela Marcelo, GARCIA, Janaína Renata, RIBEIRO, Mariluce Lemos Guerra. Liderança: a Produção Científica da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/35774 Acesso em: 13 de Set. 2013.

QUEIROZ, Simone Hering de. Motivação dos Quadros Operacionais Para a Qualidade Sob o Enfoque da Liderança Situacional. Disponível em: http://www.eps.ufsc.br/disserta96/queiroz/cap3/capitulo3.htm Acesso em: 25 de Set. 2013.

SANT'ANNA, Vangevaldo Batista. Liderança, e seus tipos. Disponível em:

http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/lideranca‐e‐seus‐tipos/20854/ Acesso em: 20 Set. 2013.

SILVA, Rosália Santana. As formas de organização para a gestão da Educação a Distância em instituições públicas do município de Anápolis. Disponível em:

http://www.unievangelica.edu.br/files/images/curso/mestrado.mstma/2011/ros%C3%A1lia%20santana%20‐%20as%20formas%20de%20organiza%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso

em: 16 de Out. 2013.

Downloads

Publicado

2014-05-26

Como Citar

Santos, W. A. dos. (2014). A liderança na educação a distância: perspectiva para uma gestão em tecnologias da informação. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(2), 46–56. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3259

Edição

Seção

Artigos