Comunicação em EaD: uma experiência na UFGD

Autores

  • Dalva Aparecida da Rocha Pereira UFGD

Resumo

Esta produção foi realizada com o objetivo de relatar a experiência vivenciada durante a atuação profissional como tutora a distância da disciplina Laboratório de Textos Científicos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, em um dos polos de apoio presencial da UAB no Estado do Mato Grosso do Sul. O texto destaca nossa percepção sobre o perfil do aluno e a correspondência das formas de comunicação do curso entre aluno, conteúdo, metodologia e demais profissionais envolvidos no processo. Foi possível perceber que quando o tutor se coloca como parceira do acadêmico, buscando entender suas dificuldades para tranquilizá-los e dar as orientações na medida em que precisam, esses alunos demonstram estimulados e seguros para seguir o caminho acadêmico. Nesse sentido, é fundamental um trabalho de ação-reflexão-ação capaz de dar respostas a melhorias cotidianas de cada aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01037307201100020001

&lng=pt&r. Acesso em: 18 ago. 2012.

BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T.; MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e mediação tecnológica. 14. ed. Campinas: Papirus, 2009.

LANCHARRO, E. A. Informática Básica. São Paulo: Makron, 1991.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD – a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MORAN, José Manuel. Tendências da Educação On- line no Brasil. In: RICARDO, Eleonora Jorge (org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T.; MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e mediação tecnológica. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA / EAD UFGD– licenciatura. Disponível em: http://200.129.209.74/mod/folder/view.php?id=2901. Acesso em 30 de agosto de 2012.

SEVERINO, Antonio. Uma escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.

PETTERS, Otto. A educação a distância em transição. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

Pereira, D. A. da R. (2013). Comunicação em EaD: uma experiência na UFGD. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(1), 80–90. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/2657

Edição

Seção

Artigos