Os programas da TV Escola e a educação especial: possibilidades de formação contínua de professores do ensino fundamental

Autores

  • Rosangela Vargas Cassola PUC-SP

Palavras-chave:

Educação especial. Formação contínua de professores. TV Escola.

Resumo

Objetivamos identificar a potencialidade de utilização da TV Escola na formação contínua de professores que trabalham com alunos que apresentam necessidades especiais. A coleta de dados ocorreu em duas fases: inicialmente usamos como instrumento um questionário com trinta e quatro questões abertas e fechadas. Em seguida realizamos uma entrevista e procedemos a utilização da Técnica de Grupo Focal em seis encontros presenciais. Os dados revelam que os professores desconhecem os Programas da Série Educação Especial da TV Escola, bem como o conceito de deficiência mental e indicam que é possível usar a TV Escola como meio de formação contínua desde que considerados três aspectos: 1) aspectos organizacionais da escola; 2) questões profissionais de formação docente e 3) políticas de implantação da TV Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, A.M.A. Educação a distância e educação continuada. In: LOBO NETO, F. J. S. (org.) Educação a Distância: referências e trajetórias. RJ: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional; Brasília: Plano Editora, 2001.

ARETIO, L. G. Para uma definição de Educação a Distância. In: LOBO NETO, F. J. S. (org.) Educação a Distância: referências e trajetórias. RJ: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional; Brasília: Plano Editora, 2001.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, 1977.

BARROS, C. de C. e MARQUEZ, D. N. (DES) Caminhos da formação docente na cidade de Uberlândia. Disponível em: http://www.ufop.br/ichs/conifes/anais/EDU/

edu0501.htm. Acesso em dezembro de 2004.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.º 4.024, de 1961. Brasília: Diário Oficial da União.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.º 5.692, de 1971. Brasília: Diário Oficial da União.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 17, 2001. Brasília: DOU de 17-8-2001, SEÇÃO 1, P. 46.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n.º9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Congresso Nacional Lei. Nº 7853/89, Brasília, 1989.

BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

CANÁRIO, R. A escola: lugar onde os professores aprendem. In: Anais do I Congresso Nacional de Supervisão na Formação. Portugal: Universidade de Aveiro, p. 71 a 86, 1977.

CASTRO, A. M. D. A. Um Salto para o Futuro: uma solução na capacitação do professor? Natal: 1998. Mestrado UFRN. Resumo disponível em

www.mec.gov.br/seed/paped/projetos.shtm. Acessado: 01 maio 2004.

FREITAS, S. N. Introdução. In. Capacitação de professores e profissionais para Educação Especial e suas concepções sobre inclusão. MARQUEZINE M. M, ALMEIDA M.A. e TANAKA. E. D. O (orgs). Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2003. Coleção Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial.

HIDALGO, L. A. Supervisão Escolar e Projeto TV Escola: Um estudo na Rede Pública de Ensino Fundamental do Núcleo Regional e de Educação de Londrina/PR. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1999.

IMBERNON, F. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. 2ª ed. SP. Editora Cortez, 2001.

JANNUZZI, G. S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao inicio do séc. XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

LIMA, C. M. Educação a Distância e TV Escola: apropriações de professores em formação contínua. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia e Fonoaudióloga. Campinas, SP: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2000.

LINS, M. R. F. TV Escola e Educação a Distância: a palavra, a imagem e o professor na era da informação. PUC/RJ 1998. Resumo disponível em www.mec.gov.br/seed/paped/projetos.shtm. Acessado em 01 maio 2004.

LUCKESI, C. C. Democratização da educação: ensino a distância como alternativa. In:LOBO NETO,F.J.S (org.) Educação a Distância: referências e trajetórias. RJ: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional; Brasília: Plano Editora, 2001.

MARQUES, M. B. A. Programas da SEED - TV Escola e PROINFO - impactos nas escolas públicas do RJ. EBAP/FGV-RJ. Resumo disponível em www.mec.gov.br/seed/paped/projetos.shtm. Acessado em 01 maio 2004

MAZZOTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: Historia e Políticas Públicas. 4ª ed. SP: Cortez, 2003.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6ª edição. SP: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.

NUNES, I. B. Educação a distância e o mundo do trabalho. In: LOBO NETO, F. J. S (org.) Educação a Distância: referências e trajetórias. RJ: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional; Brasília: Plano Editora, 2001.

OLIVEIRA, S. S & COSTA, M. P. R. A educação inclusiva e a capacitação de professores na informática educativa no município de Fortaleza: primeiros resultados. In MARQUEZINE, M. M., ALMEIDA, M. A. e TANAKA, E. D. O. (orgs). Capacitação de professores e profissionais para Educação Especial e suas concepções sobre inclusão. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2003. Coleção Perspectivas

Multidisciplinares em Educação Especial.

ROSADO, E. M. S. Guia de análise de vídeo. Material mimeografado, s.d.

SCAPIN, I. A. S. A Formação Contínua de Professores da Ensino Médio e a TV Escola: um estudo nas escolas da rede pública de Pato Branco/PR. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências de Palmas, PR, 2003.

VIZIM, M. SILVA, S. (Org.). Políticas Públicas: educação, tecnologias e pessoas com deficiência. Campinas, SP: Mercado de Letras: 2003.

SOARES, M. S. Identificação de condições presentes ou ausentes no processo de integração do aluno com deficiência no ensino regular. UCDB, Dissertação de Mestrado em Educação, 2000.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas, 1987.

TV ESCOLA: Guia de Programas / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2000.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Necessidades Básicas de Aprendizagem. UNESCO, 1990.

VITKOWSKI, J. R. O paradigma emergente e a integração das novas tecnologias no projeto TV Escola. In Olhar de professor, vol. 3. Ponta Grossa, nov. 2000.

Downloads

Como Citar

Cassola, R. V. (2013). Os programas da TV Escola e a educação especial: possibilidades de formação contínua de professores do ensino fundamental. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(1), 19–32. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/2652

Edição

Seção

Artigos