Um panorama sobre as plataformas para a hospedagem de spocs no ensino de Computação

Autores

  • Julio Budiski Herculani Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) https://orcid.org/0000-0003-1947-0101
  • Andressa de Souza Silva Medeiros Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Jorge Marques Prates Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.12884

Palavras-chave:

Curso online. SPOC. MOOC.

Resumo

Small Private Online Courses (SPOCs) são cursos voltados a um número reduzido de participantes que podem ser utilizados em cursos superiores. A aplicação de um SPOC pode contribuir na diminuição do índice de evasão e na formação e nivelamento de um grupo de estudantes, proporcionado um ensino e aprendizagem de qualidade. Atualmente, existem centenas de plataformas disponíveis, cada uma delas possuindo características como a regra de negócio e os recursos disponíveis, como fóruns, videoaulas e quizzes. Isso acentua a necessidade de um estudo sobre as plataformas existentes que visa apoiar os professores em seu SPOC, atendendo o máximo dos requisitos fundamentais do curso. Esse estudo apresenta um panorama das plataformas atuais, com foco naquelas que ofertam cursos de Computação, conduzindo o professor a selecionar para seu projeto a plataforma que suprirá as suas necessidades. A partir de um levantamento dos dados das plataformas atuais operantes, foi construído um catálogo contendo as informações relevantes na escolha da plataforma. Com isso, professores poderão ser capazes de analisar o conjunto de plataformas e seus recursos disponíveis, contribuindo no desenvolvimento de um SPOC de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Budiski Herculani, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Atualmente é graduando em Computação Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Andressa de Souza Silva Medeiros, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), licenciada em Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e técnica em informática pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Jorge Marques Prates, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui graduação em Licenciatura em Física, graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é doutorando na Universidade de São Paulo, pesquisador da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Referências

Alario-Hoyos, C.; Estévez-Ayres I.; Kloos C. D.; Villena-Román J. From MOOCs to SPOCs… and from SPOCs to Flipped Classroom. In Data Driven Approaches in Digital Education, pages 347–354, Cham, 2017. Springer International Publishing.

Classcentral. Acessado dia 11/05/2019. Disponível em: https://www.classcentral.com/providers.

Cursoux, M. (2015). What lessons can be learned from MOOC platforms when designing a LMS? Disponível em http://saffroninteractive.com/what-lessons-can-be-learned-from-mooc-platforms-when-designing-an-lms/.

EducaMaisBrasil. Acessado dia 11/05/2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/7-plataformas-que-oferecem-cursos-gratuitos.

Enotas. Acessado dia 11/05/2019. Disponível em: https://enotas.com.br/blog/plataformas-ead.

FASSBINDER, Aracele; DELAMARO, Márcio Eduardo; BARBOSA, Ellen Francine. Construção e uso de moocs: uma revisão sistemática. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2014. p. 332.

Henrique, Mychelline Souto. EDUCATALOG4RE: um catálogo de requisitos para auxiliar o desenvolvimento softwares educacionais. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

Mooc-List. Acessado 11/05/2019. Disponível em: https://www.mooc-list.com.

Muñoz-Merino, P. J.; Rodríguez, E. M.; Kloos, C. D.; Ruipérez-Valiente, J. A. Design, Implementation and Evaluation of SPOCs at the Universidad Carlos III de Madrid. Journal of Universal Computer Science, v. 23¬¬, n. 2, p. 167-186, 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Herculani, J. B., Medeiros, A. de S. S., & Prates, J. M. (2020). Um panorama sobre as plataformas para a hospedagem de spocs no ensino de Computação. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 8(10), 19–27. https://doi.org/10.30612/eadtde.v8i10.12884

Edição

Seção

Artigos