EaD & Tecnologias Digitais na Educação https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead <p><em><strong>QUALIS/CAPES - B1</strong> (estrato de avaliação: 2017-2020)</em></p> <p><em>(<strong>Aceita-se trabalhos com até 2 (dois) autores, sendo que um deles deve ser, no mínimo, mestre ou mestrando</strong>)</em></p> <p><em>EaD &amp; Tecnologias Digitais na Educação</em> é uma revista interdisciplinar da Faculdade de Educação a Distância da UFGD que, além de servir ao debate de temas ligados à utilização e ao desenvolvimento de meios e recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação presencial e a distância, destina-se à divulgação de produções acadêmicas orientadas ao equilíbrio entre as abordagens teórica e prática que tratam de gestão, políticas, métodos e modelos, práticas e conceitos, desenvolvimento de tecnologias digitais e outros assuntos.<br />A revista é editada anualmente, podendo, em caráter excepcional, publicar números especiais com as produções acadêmicas de pesquisadores, docentes e estudantes da Faculdade de EaD e associados. Ela é dividida em quatro seções: artigos, teses e dissertações, resenhas de livros e entrevistas, e relatos de experiência.</p> <p> </p> <p><strong>Qualis:</strong> B1 (<a title="Outros estratos" href="https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/about/editorialPolicies#custom-1" target="_blank" rel="noopener">Outros estratos</a>)<br /><strong>Área do conhecimento:</strong> Letras; Educação<br /><strong>Ano de fundação:</strong> 2013<br /><strong>e-ISSN:</strong> 2318-4051<br /><strong>Título abreviado:</strong> EaD Tecnol. Digit. Ed.<br /><strong>E-mail:</strong> <a href="mailto:%65%64%6e%65%69%6f%6c%69%76%65%69%72%61@%75%66%67%64.%65%64%75.%62%72">edneioliveira@ufgd.edu.br</a><br /><strong>Unidade:</strong> EaD<br /><strong>Prefixo DOI:</strong> 10.30612</p> <p><strong><a title="Indexadores" href="https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/indexadores" target="_blank" rel="noopener">Indexadores</a></strong></p> pt-BR <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; line-height: 11.25pt;"><span style="font-size: 13px;">Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 42.0pt; line-height: normal; background: white;"><span style="font-size: 10.0pt;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 41.85pt; text-indent: -18.0pt; line-height: normal; mso-list: l0 level1 lfo1; background: white;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-size: 10.0pt;"><span>a.<span style="font: 7.0pt;"> </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-size: 10.0pt;">Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/" rel="license">Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil</a> que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 42.0pt; line-height: normal; background: white;"><span style="font-size: 10.0pt;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 41.85pt; text-indent: -18.0pt; line-height: normal; mso-list: l0 level1 lfo1; background: white;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-size: 10.0pt;"><span>b.<span style="font: 7.0pt;"> </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-size: 10.0pt;">Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: .0001pt; margin-left: 42.0pt; line-height: normal; background: white;"><span style="font-size: 10.0pt;"> </span></p><p class="MsoNormal" style="margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: 6.0pt; margin-left: 41.85pt; text-indent: -18.0pt; line-height: normal; mso-list: l0 level1 lfo1; background: white;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-size: 10.0pt;"><span>c.<span style="font: 7.0pt;"> </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-size: 10.0pt;">Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</span></p> marcopaulo@ufgd.edu.br (Marco Antonio Rodrigues Paulo) edneioliveira@gmail.com (Ednei Nunes de Oliveira) Fri, 08 Mar 2024 18:43:14 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Revista_EaD_&_Tecnologias_Digitais_v.13_n.15_2024.1 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18118 Marco Antônio Rodrigues Paulo Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18118 Fri, 08 Mar 2024 00:00:00 +0000 Formação de acadêmicos surdos: desafios linguísticos, culturais e atitudinais https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18120 <p><em>No decorrer dos tempos, a Educação de Surdos sempre vivenciou e protagonizou as políticas vigentes, o que por muitas vezes acabou gerando dificuldades em sua formação. Um marco importante ocorrido no século XX foi o reconhecimento da língua de sinais que protagonizou um novo meio de instrução e formação na vida educacional dos surdos. Assim, o presente estudo contextualiza os desafios e conquistas tendo como premissa o valor da língua de sinais. Buscando assegurar uma formação de qualidade a pesquisa foi desenvolvida envolvendo um questionário a uma turma de estudantes surdos no Ensino Superior, em uma instituição pública. Os resultados finais revelam a importância da Língua Brasileira de Sinais, doravante Libras, para sua formação e, do profissional tradutor intérprete de Libras para mediação linguística no momento que envolve a regência das aulas de professores ouvintes, sejam eles fluentes ou não na Libras.</em></p> Rosana de Fátima Janes Constâncio Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18120 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Jogo da Forca: o jogo educativo digital como suporte de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e de desenvolvimento da memória https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18121 <ul> <li><em>O objetivo desta pesquisa é informar como um jogo educativo digital de Língua Portuguesa, que trabalha a memória, o Jogo da Forca, pode proporcionar a melhoria do ensino/aprendizagem do conteúdo de ortografia,&nbsp; como também sua aplicação para o desenvolvimento da memória de&nbsp; crianças matriculadas no primeiro ano do Ensino Fudamental1. A metodologia utilizada para a produção desta pesquisa é de caráter bibliográfico.Os resultados deste estudo apontam para a afirmativa de que o Jogo da Forca proporciona o ensino/aprendizagem do conteúdo de ortografia da Língua Portuguesa de forma lúdica, exigindo o conhecimento e&nbsp; a memorização de&nbsp; letras, o que possibilita o desenvolvimento do processo cognitivo da memória no educando, pois é justamente tal processo cognitivo o responsável por&nbsp; armazenar&nbsp; a informação sobre como se escreve uma palavra a&nbsp; ser descoberta.</em></li> </ul> André Luiz da Silva Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18121 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 O pronome “você” em entrevistas do jornal Correio da Bahia: uma análise linguística e sociocomunicativa https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18122 <p><em>Este trabalho analisa como o pronome "você" é utilizado em entrevistas do jornal "Correio da Bahia", por entrevistadores e entrevistados. A hipótese geral sugere que o uso do "você" pode indicar proximidade entre os sujeitos envolvidos na interação, ter impacto significativo na percepção do público, variando conforme o contexto da entrevista e o estilo editorial do jornal, bem como funcionar como indeterminação do sujeito em respostas informais. Para realizar a análise, o estudo coletou dados de 53 entrevistas em 2022, concentrando-se na identificação e categorização do uso do pronome "você". Os resultados destacam o poder do "você" em estabelecer uma comunicação direta e pessoal em entrevistas. As implicações sociocomunicativas demonstram que essa escolha linguística está alinhada com as práticas contemporâneas de comunicação, valorizando a interação direta com o público.</em></p> Ednei Nunes de Oliveira, Daniela Santos Soares Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18122 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Atividades de leitura e produção textual com o gênero infográfico no Ensino Médio: experiência na modalidade remota de ensino durante a pandemia da COVID-19 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18123 <p><em>Este trabalho objetiva problematizar a abordagem do gênero infográfico, em sequência didática, no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, a qual se justifica pela recorrência recente deste gênero nas esferas da atividade humana em que o estudante brasileiro se insere. Apresenta-se como metodologia o estudo de caso a partir do relato de uma prática de ensino que o contempla e foi desenvolvida por meio do sistema remoto, adotado em caráter excepcional devido à pandemia da COVID-19. Como resultado, considerou-se significativos tanto o interesse dos estudantes pelo gênero quanto a formação de opinião sobre o sistema remoto. Em suma, o trabalho com o gênero que une a tecnologia ao cotidiano, como é o caso do infográfico, fomenta a criticidade e a autonomia dos estudantes. </em></p> Laise Maciel Barros, Tayná Miranda de Andrade Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18123 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Leitura e escrita em tempos de internet: peculiaridades e reflexões pedagógicas https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18124 <p><em>Com os avanços proporcionados pelo fenômeno da globalização, a sociedade, tem experimentado as mais diferentes novidades. Muita coisa mudou: a maneira de se fazer negócios, de realizar transações bancárias, de se divertir etc. No entanto, a mudança mais profunda se dá no campo da comunicação. Barreiras geográficas já foram facilmente destruídas, de modo que, agora, conversar com alguém distante, informar-se, enfim, superou todas as dificuldades conhecidas pelo homem. Tudo isso está intimamente relacionado com a popularização da internet, dos dispositivos móveis e especialmente com o crescimento das mídias sociais. Consequentemente, o mundo se tornou cada vez mais “grafocêntrico”, isto é: as interações linguísticas por meio da leitura e escrita se fazem cada vez mais necessárias no contemporâneo mundo globalizado, de maneira que, hodiernamente, a maneira pela qual as pessoas executam as suas práticas de leitura e escrita sofreu uma metamorfose que é no mínimo interessante. No âmbito escolar e acadêmico, pesquisadores têm se esforçado para entender como a escola pode lidar com toda a transformação que tem presenciado a fim de atingir a sua função social nesse novo contexto. Diante disso, esta pesquisa se propõe a discutir as novas práticas de leitura e escrita oriundas da inovação tecnológica e os impactos dessas para a tarefa pedagógica, particularmente para o ensino-aprendizado da língua materna. Para isso, recorrer-se-á a pesquisas já realizadas sobre o assunto à luz da linguística e da perspectiva pedagógica, passando por considerações nos campos da discursividade e da concepção sociointeracionista da língua.</em></p> Natanael da Costa Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18124 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 O letramento digital no trabalho docente: um diagnóstico no decurso da pandemia https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18125 <p><em>A presente investigação deu-se no ano de 2021 durante a pandemia de COVID-19, a qual instaurou uma situação diferencial acerca do uso da informática em diversos ambientes, particularmente o educacional. Este trabalho, então, busca investigar, à luz do letramento digital, se dava o uso de recursos computacionais no processo de ensino-aprendizagem virtual a partir da análise de entrevista estruturada de docentes de diferentes disciplinas em instituições de ensino do Distrito Federal. Tal estudo, por fim, objetiva realizar um levantamento e uma discussão das possibilidades educacionais então aplicadas ao contexto educacional, analisando, por fim, como tais ações didáticas refletiam ou se afastavam do conceito e da influência do letramento digital, instando, por fim, uma reflexão acerca de tal panorama diante do contexto pandêmico.</em></p> Marcus Rodolfo Bringel de Oliveira; Eduardo Vinicius Pires Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18125 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 “Tudo o que te sobreviveu me agride”: considerações sobre trauma e memória na novela Morreste-me (2015), de José Luís Peixoto https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18126 <p><em>O presente estudo almeja apresentar algumas considerações sobre a novela Morreste-me (2015), do escritor português José Luís Peixoto. Na obra, narrada em primeira pessoa, a perspectiva memorialista é dominante por se tratar do testemunho de um filho após a morte traumática e violenta do pai. Dessa forma, a análise é centrada em determinar o caráter das memórias tecidas pelo narrador/personagem, evidenciando suas particularidades e a forma como essas memórias (reevocações) vão moldando a identidade do filho ao longo da obra. Para tanto, as considerações apresentadas têm respaldo nos estudos de teóricos sobre a memória, o trauma e o testemunho. Além disso, por serem temas que transitam a esfera da subjetividade, a psicanálise também servirá de subsidio para as reflexões pretendidas. </em></p> Gustavo Moreira Rocha, Natacha dos Santos Esteves Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18126 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Método fônico e as contribuições para a alfabetização https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18127 <p><em>O presente trabalho teve como cenário de análise e verificações as contribuições do método fônico que baseia seu processo de ensino-aprendizagem da alfabetização pautadas nos princípios do método de Maria Montessori, Capovilla e Soares, este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem bibliografica e de campo. Apresentando inicialmente o processo de construção da metodologia do método fônico, chegando ao encontro da organização do ensino analisado, no qual foi possível pontuar as contribuições do método fônico, com o enfoque no processo de alfabetização. Este artigo tem como principal objetivo identificar quais são as contribuições do método fônico no processo de alfabetização. A intencionalidade dessa concepção pedagógica passa essencialmente pelo caminho de uma prática educacional voltada à autonomia e ao progresso individual do aluno, proporcionando espaço e tempo para tal. </em></p> Thalia Ferreira Martins, Inês Velter Marques Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18127 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 A aprendizagem colaborativa como mediação do uso de tecnologias no ensino médio profissionalizante: revisão sistemática https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18128 <p><em>Este artigo objetiva identificar como a mediação da Aprendizagem Colaborativa pode motivar o engajamento dos alunos em atividades remotas. Utiliza-se a metodologia da revisão sistemática sobre a Aprendizagem Colaborativa no âmbito da formação profissionalizante em nível do ensino médio e técnico. Dentro deste contexto, o foco de análise se situa na característica da disciplina Inglês Instrumental. Evidenciou-se um grande desafio: tanto manter a presença como a participação ativa e colaborativa entre os alunos nas aulas virtuais, baseadas em atividades remotas. Identificou-se uma significativa evasão escolar, ademais, tem se demonstrado pouca adesão por parte dos alunos nas atuais propostas de atividades pedagógicas. Tem-se como hipótese que adoção da abordagem da Aprendizagem Colaborativa possa engajar a participação dos alunos, para tanto, investiga-se como utilizar a Aprendizagem Colaborativa de forma que possa contribuir no engajamento dos alunos, propiciando o desenvolvimento das habilidades de comunicação, do senso crítico, lógico e analítico, na aprimoração das habilidades de compreensão e interpretação de diferentes gêneros textuais, a partir de pontos de vista diferentes.</em></p> Marisa Soares Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18128 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Percepção sobre método que integra curricularização da extensão e presencialidade nos cursos superiores EAD https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18129 <p><em>A educação a distância (EaD) no Brasil está sujeita a diretrizes legais, incluindo leis e regulamentos que enfatizam a curricularização da extensão e a presencialidade como componentes essenciais para o impacto social nas Instituições de Ensino Superior (IES). Essas obrigações muitas vezes aparecem desvinculadas do processo de construção do conhecimento e da interação aluno-instituição. Este artigo tem como objetivo avaliar a percepção dos alunos em relação ao Método de Prática da Curricularização da Extensão na EaD (MPCE-EAD), implementado em uma IES localizada no estado de São Paulo. A pesquisa emprega uma abordagem quantitativa, utilizando a ferramenta Net Promoter Score (NPS) para investigar a percepção dos alunos em relação a esse método. Os resultados destacam as contribuições substanciais do MPCE-EAD.</em></p> Ana Lívia Cazane, Ana Paula Silva Ducatti Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18129 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Contraturno escolar: práticas pedagógicas colaborativas por meio do lego robotizado https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18130 <p><em>O contraturno escolar constitui-se como movimento de Educação Integral, com vistas a potencializar o papel social da escola no desenvolvimento humano. Neste artigo, abordamos o modelo de implementação da Educação Integral na Rede Municipal de Educação do município de Guaporé, Rio Grande do Sul, por meio do contraturno escolar, cujo foco é a integração da robótica educacional, especificamente, o lego robotizado, nas práticas pedagógicas. Analisamos planejamentos didáticos com lego robotizado, tendo como eixo temático a colaboração enquanto pressuposto para a resolução de problemas e desenvolvimento humano integral. Enfatizamos que o lego robotizado é recurso potencializador de práticas colaborativas, as quais são essenciais para a interação em sociedade e atuação cidadã participativa, em movimentos de equidade e justiça social.</em></p> Gabriela Girelli de Borba, Juliana Sales Jacques Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18130 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18131 <p><em>A constante evolução das TIC possibilitou transformações significativas nas comunicações realizadas no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância, incorporando novos recursos e ferramentas de interação. Com isto, esta pesquisa analisa a efetividade do uso dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, em que foi utilizado um questionário aplicado a 25 alunos em dois cursos do programa de EaD do IFPI. Foi feita uma análise estatística das respostas, obtendo-se alguns resultados: na visão do aluno, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada no desenvolvimento do curso, e o “Fórum” a ferramenta mais eficiente no processo de aprendizagem. O feedback dado pelo professor também foi observado. </em></p> Raqueline Castro de Sousa Sampaio, Marli Ferreira de Carvalho Damasceno Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18131 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 A importância do ambiente virtual para a aprendizagem escolar no ensino particular EJA/EAD em Diamantino/MT https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18132 <p><em>Este artigo tem como objetivo destacar a importância da EJA – Educação de Jovens e Adultos por meio do ambiente de ensino virtual particular, e sua relevância para o município de Diamantino-MT, possibilitando a construção do seu processo formativo como um sujeito histórico. Este estudo teve a intencionalidade de relatar como os alunos acessam a plataforma e suas dificuldades tecnológicas digital no processo de sua formação escolar, demostrando as vantagens do ensino a distância e como a educação de jovens e adultos e suas ferramentas no ambiente virtual de aprendizagem podem desenvolver e estimular a socialização destes indivíduos, colaborando para transformação destes indivíduos. A metodologia deste trabalho seguiu os parâmetros da pesquisa bibliográfica por meio de estudos teóricos como: Freire (2022), Favero (2012), Machado (2015), Masetto (2013), entre outros e também a Base Curricular de Mato Grosso para a EJA. Também foi realizada coleta de dados onde nove alunos participaram, e com instrumentos de análise de dados por meio de questionário, utilizando o material de pesquisa in loco, o que é referenciado no dia a dia de uma matrícula, até a utilização da plataforma para a aprendizagem no ensino particular na EJA/EAD. Os resultados apontaram como que o Programa Virtual de aprendizagem escolar no ensino particular EJA/EAD no município de Diamantino/MT contribuiu no processo de formação e conclusão de seus estudos para aqueles que almejaram melhores condições de trabalho por meio de uma profissão com a colaboração dos estudos e do conhecimento / educação.</em></p> Elizabete Velter Borges, Giselle de Cassia Piccin Carneiro Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18132 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Os impactos da pandemia na utilização das TDICs nos institutos federais de educação, ciencia e tecnologia https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18133 <p><em>Objetiva-se com esse trabalho, instigar a reflexão sobre os impactos da pandemia do COVID-19 nas práticas educativas dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFs) , no que diz respeito a ressignificação da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Para isso, foi realizado um estudo do estado da arte sobre referido tema, reafirmando a importância das TDICs como ferramenta essencial para a formação almejada pelos IFs no âmbito da promoção de um aprendizado personalizado, acessível e inovador. Apesar de ainda existirem muitos desafios, a pandemia deve servir como uma força propulsora para implementação de políticas de formação continuada dos professores, de modo a maximizar o potencial das TDICs e criar uma educação profissional mais resiliente e inclusiva.</em></p> Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, Vanda Cristina Araújo Guimarães Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18133 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Gestão escolar participativa: caminhos para participação das famílias https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18134 <p><em>Artigo que aborda a participação das famílias na escola e, considerando a concepção da gestão democrática, questiona quais ações a escola pública tem traçado para viabilizar a participação das famílias no contexto escolar e se essas ações atendem a perspectiva da gestão participativa. O objetivo é analisar a perspectiva teórica das ações de gestão voltadas para a participação da família no contexto escolar, viabilizadas em uma escola pública da Rede Estadual/MS, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/1996 - prevê a gestão democrática para as escolas públicas e coloca as formas de participação dos segmentos escolares. Para tanto, fez-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e de campo. A fundamentação teórica e legal conta com as produções de Nogueira (2006), Paro (2000), Sá (2001; 2002), Lück (2006) e Libâneo, Toschi e Oliveira (2011) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Para pesquisar as ações realizadas no cotidiano escolar, delimitou-se uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada no munícipio de Deodápolis-MS, na qual foi realizada entrevista semiestruturada com a direção da escola. O estudo permitiu perceber que a participação dos pais na escola é de suma importância, mas que nem sempre essa participação acontece como deveria. Os dados da entrevista demonstraram que, apesar das definições dos teóricos a respeito de uma gestão voltada para participação de todos, não é possível, ainda, conceituar as ações desenvolvidas na escola como sendo participativa, já que muitas ações realizadas não contribuem para que a participação se realize. Nessa perspectiva os gestores, juntamente com os envolvidos no ambiente escolar, precisam avançar nos caminhos que viabilizem a participação das famílias, capaz de construir a gestão, de fato, democrática.</em></p> Sonia Maria Borges de Oliveira, Leiliane dos Santos de Lima Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18134 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 O ensino de Botânica por meio das redes sociais: uma análise de perfis voltados a Biologia no Instagram https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18135 <p><em>O presente estudo teve como principal finalidade quantificar, analisar e qualificar as postagens sobre Botânica em perfis de Instagram voltados a Biologia geral, afim de verificar a possibilidade da utilização desses conteúdos no ensino. Foram selecionados 10 perfis de Biologia geral, assim ficando apenas perfis que se enquadram na classificação de micro influenciadores, assim ocorreram análises das métricas e do teor de cada uma das publicações feitas no ano de 2021. Os dados obtidos permitiram observar que nos perfis selecionados não há influência de processos que prejudicam o ensino-aprendizado de Botânica, mas ainda há a presença de publicações negativas. Constatou-se a importância de conteúdos contextualizados com a realidade do público-alvo. Desta forma, foi demonstrado o potencial das mídias sociais em especial do Instagram no ensino de Botânica, mas ainda há muito a se estudar na área.</em></p> Maria Luiza Ribeiro da Costa Ribeiro, Antonio Thiago Alves Farias Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18135 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Mobile learning platform for undergraduate medical students: a hands-on approach to infectious diseases education https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18136 <p><em>A rápida progressão da tecnologia no setor de saúde influenciou de maneira significativa a educação médica de maneira positiva. A ampla adoção de recursos digitais, especialmente destacada durante a pandemia de Covid-19, estimulou o desenvolvimento de meios inovadores para fornecer educação por meio de plataformas digitais, atendendo tanto à aprendizagem híbrida quanto à distância. Este estudo teve como objetivo criar uma plataforma móvel de apoio educacional especialmente projetada para a educação médica de graduação em Doenças Infecciosas. Foi realizada uma avaliação da aplicabilidade da plataforma, usabilidade, impacto na facilitação educacional e satisfação do usuário. Utilizando uma abordagem quantitativa, experimental e descritiva, 42 estudantes de medicina do quarto semestre da Universidade Christus Center (Unichristus) participaram da avaliação da eficácia da plataforma por meio de questionários, especialmente avaliando sua influência em vários cenários educacionais e níveis de satisfação do usuário. A Escala de Usabilidade do Sistema (SUS) foi aplicada para medir a eficácia, resultando em uma pontuação SUS de 84,64 com um desvio padrão de 13,8. A análise estatística, especificamente uma correlação de Spearman significativa (p &lt;0,05), destacou a eficácia da plataforma. Em resumo, a plataforma móvel dedicada a Doenças Infecciosas apresentou aceitabilidade louvável e atributos amigáveis ao usuário, apresentando-se como uma alternativa viável e eficaz na educação médica de graduação.</em></p> Melissa Soares Medeiros, Roseanne Rodrigues Martins Magalhães Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18136 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Partilhando Desafios e Oportunidades da Educação a Distância no Ceará https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18137 <p><em>Este relato aborda a trajetória de docentes de uma instituição de Educação a Distância no Ceará, explorando os desafios enfrentados e os avanços conquistados nesse contexto. Para tanto, tem-se como objetivo relatar os desafios e Oportunidades da Educação a Distância no Ceará, por meio de experiência vivenciadas por docentes de Instituição Superior nesta modalidade de ensino. Inicialmente, a EAD enfrentou estigmas e desvalorização, sendo percebida como uma alternativa de qualidade inferior em comparação ao ensino presencial. A instituição, com mais de 100 polos distribuídos nacional e internacionalmente, enfrentou obstáculos logísticos, culturais e tecnológicos, mas manteve seu compromisso com a excelência educacional. A superação dessas barreiras foi alcançada por meio de estratégias proativas, incluindo formação contínua para professores e equipes administrativas, partilha de experiências entre polos e investimento em recursos humanos. Essas abordagens permitiram o desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino, bem como a construção de uma comunidade educacional coesa e colaborativa. Embora progressos significativos tenham sido alcançados, persistem desafios, como a necessidade de combater preconceitos enraizados e garantir acesso igualitário a recursos tecnológicos. A promoção de interação eficaz no ambiente virtual e a garantia de avaliações autênticas também permanecem como metas. A formação continuada emergiu como o investimento mais valioso, impulsionando a capacitação de docentes e o aprimoramento constante das práticas pedagógicas. Através da busca incansável pela excelência, a instituição reafirma seu compromisso com a qualidade e acessibilidade do ensino, vislumbrando um futuro no qual a EAD continue a transcender barreiras e a promover uma educação inclusiva e enriquecedora.</em></p> Heraldo Simões Ferreira, Stela Lopes Soares Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18137 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000 Microlearning: estratégias para potencializar o tempo de aprendizado https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18138 <p><em>Este artigo explora o conceito de Microlearning como uma estratégia inovadora para otimizar o tempo de aprendizado. Discute-se a eficácia dessa abordagem no contexto educacional contemporâneo, destacando suas vantagens, estratégias de implementação e os impactos na qualidade da aprendizagem. A pesquisa examina o potencial do Microlearning para fornecer conteúdo relevante e direcionado, adaptado às necessidades individuais dos alunos.</em></p> Bianca Amorim de Lima Copyright (c) 2024 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/18138 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 +0000