Docência em informática básica para alunos da segunda fase do ensino fundamental

Autores

  • Felipe Ravelly Alves de Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Cecir Barbosa de Almeida Farias Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Inclusão digital. Tecnologia da informação e comunicação. Docência. Crianças.

Resumo

Com o grande avanço tecnológico que estamos sofrendo na atualidade, torna-se necessário a capacitação do homem para a utilização e participação deste novo modo de vida, sendo assim, a inserção da prática da docência em informática básica é de suma importância para habilitar as pessoas a empregarem este conhecimento no seu dia a dia. Este trabalho surgiu desta necessidade e teve como objetivo fomentar o ato da docência de informática básica no Ensino Fundamental II. O curso foi dividido em dois módulos: básico e avançado. O perfil do alunado foi, em sua maioria, composto por crianças advindas da zona rural e possuíam pouco contato prévio com as TIC’s (Tecnologia da Informação e comunicação). Diante disso, percebe-se a pertinência deste trabalho, uma vez que contribuiu para a divulgação de conhecimentos indispensáveis à vida dos discentes provenientes de Escola Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Ravelly Alves de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Formado no Curso Técnico Integrado ao Ensino médio em Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Graduando do curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, pela Universidade Federal de Campina Grande.

Cecir Barbosa de Almeida Farias, Universidade Federal de Campina Grande

É graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba e doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professora adjunto II e coordenadora de informática da Universidade Federal de Campina Grande - campus CDSA. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase nos seguintes temas: Engenharia de Software (área: Gestão de Projetos), Tecnologia na Educação, Modelagem Computacional, Bancos de Dados e Lógica aplicada à computação.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

CARVALHO, A. A. Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. Lisboa: Ministério da Educação, 2008.

COSCARELLI, C.V.; NOVAIS, A. E. Letramento Digital. In: Revista Presença Pedagógica. Vol. 18. Belo Horizonte: Dimensão, 2012.

DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2007.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP. Papirus, 2003.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP. Papirus, 2012.

OLIVEIRA, C. C. de; COSTA, J. W. da; MOREIRA, M. Ambientes Informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001.

SANTOS, Fernanda Maria Almeida dos; TEIXEIRA, Elizabeth Reis. Práticas de letramento digital para crianças: fatores de diversidade e possibilidades pedagógicas na aquisição do português escrito. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011.

TEIXEIRA, A. Canabarro, MARCON, Karina (org.). Inclusão digital: experiências, desafios e perspectivas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

Souza, F. R. A. de, & Farias, C. B. de A. (2016). Docência em informática básica para alunos da segunda fase do ensino fundamental. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 153–161. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/4093

Edição

Seção

Relatos de experiência