Um relato de experiência em um curso técnico integrado: explorando o uso de TIC e a criatividade do aluno para o aprendizado

Autores

  • Olavo José Luiz Jr IFPR
  • Luiz Fernando Delboni Lomba IFMS
  • Claudio Zarate Sanavria IFMS

Palavras-chave:

Ciclo descrição‐execução‐reflexão‐depuração. Objetos educacionais. Ensino técnico.  

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência oriundo de atividades extraclasse nas disciplinas de Organização de Computadores e Instalação e Manutenção de Computadores, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo foi avaliar a eficácia de uma nova estratégia na realização de atividades extraclasse para a aquisição e revisão de conceitos, baseado no ciclo de ações descrição-execução-reflexão-depuração. Foram desenvolvidos pelos alunos artefatos e objetos educacionais através de Tecnologias de Informação e Comunicação, estimulando a criatividade e integração dos estudantes. As etapas do trabalho desenvolvido são detalhadas, assim como as percepções dos professores e alunos sobre o resultado das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLL, C., MAURI, T., ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação. Porto Alegre: In: COLL, César, MONEREO, Carles (e col.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Artmed, p. 66‐93. 2010.

FREIRE, F. M. P., VALENTE, J. A. Aprendendo para a vida: Computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, p. 29‐42. 2001.

GOMES, N. G. Computador na escola: novas tecnologias e inovações educacionais. In: A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, p. 119‐134. 2002.

LUIZ JR, O. J., AMANCIO, R. L., CARVALHO, V. F. Produção de Vídeo para o Aprendizado de Organização de Computadores. In: Computer on The Beach. Florianópolis: Anais do III COTB. 2012.

MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal. São Paulo: Paulinas, 3ª Ed. 2007.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 4ª Ed. 2009.

PRATA, C. L., NASCIMENTO, A. C. A. A. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, p. 20. 2007.

VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. In: VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, p. 89‐110. 1999.

VALENTE, J. A. A espiral da aprendizagem e as tecnologias de informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. R. A. (org). A tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 15‐37. 2002.

Downloads

Publicado

2014-05-26

Como Citar

Luiz Jr, O. J., Lomba, L. F. D., & Sanavria, C. Z. (2014). Um relato de experiência em um curso técnico integrado: explorando o uso de TIC e a criatividade do aluno para o aprendizado. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 1(2), 97–103. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/3263

Edição

Seção

Artigos