https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/issue/feedARREDIA2019-02-18T17:51:46+00:00Prof. Dr. Rogério Silva Pereirarogeriopereira@ufgd.edu.brOpen Journal Systems<p><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">A Revista </span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">ARREDIA </span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">(ISSN eletrônico 2316-6169)</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">, do Curso de Letras da Faculdade de Comunicações Artes e Letras (FALE), </span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">da</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;"> Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">, de periodicidade </span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">semestral</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">, tem por finalidade publicar artigos originais e inéditos, resenhas e documentos relacionados aos estudos </span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">d</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">e línguas,</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;"> linguage</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">ns</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;"> e </span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">as diversas </span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">literatura</span></span><span style="font-family: Noto Serif, apple-system, BlinkMacSystemFont, Segoe UI, Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, Helvetica Neue, sans-serif;"><span style="font-size: small;">s bem como sua </span></span>interação com outros campos do saber (história, filosofia, artes, etc.).</p> <p> </p> <p><strong>Qualis:</strong> B4 (<a title="Outros estratos" href="https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/about/editorialPolicies#custom-2" target="_blank" rel="noopener">Outros estratos</a>)<br /><strong>Área do conhecimento:</strong> Comunicação, Artes e Letras<br /><strong>Ano de fundação:</strong> 2011<br /><strong>e-ISSN:</strong> 2316-6169<br /><strong>Título abreviado:</strong> Arredia<br /><strong>E-mail:</strong> rogeriopereira@urgd.edu.br<br /><strong>Unidade:</strong> FALE<br /><strong>Prefixo DOI:</strong> 10.30612</p>https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/7408Unidades fraseológicas com zoônimos (UFz) e as abonações2019-02-18T17:37:00+00:00Rosana Budnyrosanabudny@ufgd.edu.brGabrielly Gomes Leitegabriellygleite@gmail.com<p>O presente artigo visa a investigar as unidades fraseológicas com zoônimos (UFz), em dicionários bilíngues escolares. As UFz são expressões populares que carregam nome de animais em suas composições, como por exemplo, <em>ser uma anta</em>, <em>ser cachorro sem dono</em>. Tomamos por base a Metalexicografia que investiga a elaboração de dicionários e a Fraseologia que tem como objeto de estudo as unidades fraseológicas (UF). De acordo com ORTIZ ÁLVAREZ (2000), as unidades que compõem a fraseologia expressam imagens do mundo real, experiências cotidianas que denotam a sabedoria de um povo, tornando-se um importantíssimo veículo de identidade e de cultura. Seguindo as UFz de A à Z, presentes no corpus de estudos de Budny (2015), utilizamos a ferramenta <em>Google</em> para buscar abonações em português, ou seja, exemplos, contextos de uso para contribuir com o banco de dados que está sendo elaborado. Justificamos a necessidade desse estudo para encontrar exemplos que possibilitem melhor entendimento dos significados das UFz para estrangeiros que aprendem nossa língua e que nem sempre conseguem entender os significados das expressões se não forem devidamente exemplificadas e também para usuários que precisam verter do português para o inglês essas expressões, que têm significados peculiares. Diante disso esperamos contribuir para a melhoria da organização de dicionários na contextualização das UFz.</p>2018-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 ArReDiahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/8385Reflexões sobre a leitura e a formação do sujeito leitor: um olhar discursivo para o livro didático de língua portuguesa2019-02-18T17:38:34+00:00Luiz Antonio Xavier Diaslaxdias@uenp.edu.brAldimeres Ferraz da Silvaaldimeresf@gmail.com<p>Por meio da Análise de Discurso de linha franco-brasileira, o presente estudo analisa a leitura e a formação do sujeito leitor em sala de aula, por meio de um olhar crítico para o livro didático de Língua Portuguesa, especificamente, para a verificação das questões e da constituição do livro didático. Preocupa-nos saber se a presente obra intenciona ou não formar leitores competentes, conforme anuncia o PNLD. Nosso corpus de pesquisa é o primeiro capítulo do livro didático (manual do professor) intitulado <em>Português, Linguagens </em>de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães destinado ao 6º ano do ensino fundamental II e disponibilizado pelo FNDE por meio do PNLD. A pesquisa é documental e dedutiva, partindo da análise dos documentos para hipóteses.</p>2018-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 ArReDiahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/8511Notas sobre os processos de constituição identitária de indígenas terenas nas redes sociais2019-02-18T17:40:02+00:00Nair Cristina Carlos de Medeirosnaircristina.medeiros@gmail.comClaudete Cameschi de Souzaclaudetecameschi@gmail.com<p class="Default">O processo de diáspora vivido pelo povo Terena e o seu posterior reajuntamento afetaram o modo de vida e operaram grandes mudanças na paisagem ecológica e social desse povo indígena, o qual se viu, a partir daí, forçado a buscar novas estratégias de sobrevivência em um processo crescente de territorialização e de busca de autoafirmação nos territórios ocupados. Devido a este processo, há um discurso corrente de estigmatização dos povos Terena que assevera que eles abandonaram suas raízes, se aculturaram e se tornaram "índios urbanos". Neste contexto de estigmatização e de institucionalização de sentidos vários sobre o sujeito índio, nos propomos a problematizar as representações imaginárias desses sujeitos sobre si mesmos, através de publicações de postagens no facebook realizadas por professores indígenas destes povos. Nossa referência teórica é a Análise do Discurso de linha francesa através dos conceitos de memória, interdiscurso e formações discursivas propostos por Pecheux (2009), da formulação do conceito de formações discursivas realizada por Foucault (1986) e da problematização de noções como identidade e processos identitários propostas por Hall (2006) e Coracini (2003), além das concepções de território e territorialidade e propostas por Haesbart (2004). Os resultados iniciais apontam para identidades construídas a partir das relações territoriais que encenam o funcionamento de diferentes posições sujeito, constituídas em duas formações discursivas que estão relacionadas entre si por oposição.</p>2018-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 ArReDiahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/7992Murilo Rubião, leitor: as ressonâncias mitológicas presentes em Teleco, o coelhinho2019-02-18T17:40:55+00:00Amanda Naves Berchezamandaberchez@gmail.comWellington Ferreira Limawellingtonlima@unifal-mg.edu.brO presente artigo visa a analisar em que medida o conto “Teleco, o coelhinho” de Murilo Rubião tem referências da mitologia grega, sobretudo provenientes da obra clássica “Odisseia” de Homero. Além disso, há a intenção de identificar, a partir das leituras sugeridas na contística de Murilo Rubião, os valores que a principal personagem do conto em questão, o coelho Teleco, pode adquirir por meio do viés mitológico, principalmente pelas correspondências com o Telêmaco homérico.2018-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 ArReDiahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/8319Discussões acerca da literatura no conto “A Biblioteca de Babel”, de Jorge Luis Borges2019-02-18T17:47:21+00:00Geniane Diamante Ferreira Ferreirageniane.ferreira@uol.com.br<p>Este artigo analisa como a literatura e a realidade são representados no conto “A Biblioteca de Babel”, de Jorge Luis Borges. O artigo traz alguns temas que podem ser discutidos tomando como base o conto ora sob estudo. Faz-se, então, uma análise de como a literatura (sua produção e recepção) está ligada à realidade principalmente sob a perspectiva dos estudos de Umberto Eco que fala de como Borges, apesar da escrita conservadora, inova no campo do significado (das ideias) trazendo reflexões que conduzem a horizontes impensados.</p>2018-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 ArReDiahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/7929Minima2019-02-18T17:51:46+00:00Fellipe Eloy Teixeira Albuquerquefellipe.eloy@gmail.comPoesia sobre o ensino do Minimalsmo na escola.2018-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 ArReDiahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/8096Resenha do livro "Word Formation and Transparency in Medical English"2019-02-18T17:49:44+00:00Bruno Maronezemaronezebruno@yahoo.com.brTEN HACKEN, Pius PANOCOVÁ, Renáta (orgs.). Word Formation and Transparency in Medical English. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 20151.2018-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 ArReDiahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/9286Apresentação2019-02-15T16:09:38+00:00Milenne Biasottomilennebiasotto@ufgd.edu.br2018-12-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2019 ArReDia