O romance histórico em Figura na Sombra: a história e a ficção na literatura de Assis Brasil

Autores

  • Camilo Mattar Raabe Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/arredia.v6i11.6659

Palavras-chave:

Romance histórico. Figura na sombra. Luiz Antônio de Assis Brasil.

Resumo

Figura na sombra (2012), romance do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, retrata a vida do aclamado botânico Aimé Bonpland, em especial sua relação com Alexander von Humboldt, com quem realizou expedições na América e elevou-se aos mais honrados nomes da academia, e sua posterior reclusão na América do Sul, onde viveu seus últimos dias confundindo-se entre os trabalhadores do campo, obcecado pelo cultivo da erva-mate. A precisão de Assis Brasil com a produção ficcional ambientada no passado histórico e fundada por densa pesquisa desenvolve-se desde a década de 1970, distinguindo-se do modelo de romance histórico proposto por Lukács e aproximando-se das leituras de Menton e Hutcheon sobre a novas modalidades de romances históricos. O objetivo do presente estudo é considerar a construção do romance Figura na sombra buscando precisar o modo como a ficção relaciona-se com a história, análise precedida por uma ampla e superficial leitura da relação entre história e a ficção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo Mattar Raabe, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Teoria da Literatura pela PUCRS, bolsista do CNPq.

Referências

ARISTOTÉLES. A Poética. Tradução, Prefácio, Introdução, Comentários e Apêndices de Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda – F. C. S. H. da Universidade Nova de Lisboa, 1986.

BAUMGARTEN, Carlos Alexandre. O novo romance histórico brasileiro. Via atlântica, n. 4, out. 2000.

BRASIL, Luiz Antônio de Assis. Figura na sombra. Porto Alegre: L&PM, 2012.

BRASIL, Luiz Antônio de Assis. Entrevista com José Pinheiro Torres. Disponível em: http://www.laab.com.br/vida.html. Acesso em: 26 maio 2017.

BURKE, Peter. As fronteiras instáveis entre história e ficção. In: AGUIAR, Flávio et alii (orgs.). Gêneros de fronteira: cruzamentos entre o histórico e o literário. São Paulo: Xamã, 1987.

WEINHARDT, Marilene. A ficção histórica depois de 2010: primeiros apontamentos. Cadernos Literários, v. 23, n. 1, 2015.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LUKÁCS, György. O romance histórico. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.

MENTON, Seymour. La nueva novela histórica de la América Latina. México: Fondo de la Cultura Económica, 1993. WIKIPEDIA. Aimé Bonpland. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aim%C3%A9_Bonpland. Acesso em: 20 jun. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Raabe, C. M. (2017). O romance histórico em Figura na Sombra: a história e a ficção na literatura de Assis Brasil. ARREDIA, 6(11), 72–84. https://doi.org/10.30612/arredia.v6i11.6659

Edição

Seção

Artigos