Programa de Pós-Graduação Em Geografia da UFPB (2003-2023)

20 anos de produção do conhecimento e de formação discente na Paraíba

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17479

Mots-clés :

Geografia, Pós-Graduação, Paraíba

Résumé

O PPGG/UFPB em 2023 comemora o vigésimo ano de produção de pesquisas e formação discente na pós-graduação stricto sensu em Geografia no Estado da Paraíba. O texto discorre, sucintamente, sobre o histórico da atuação do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UFPB), mestrado e doutorado, e objetiva atender a demanda dos editores da ANPEGE para o número especial sobre o Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023. A sua elaboração foi inicialmente discutida no coletivo do programa e depois, para além da memória dos autores, buscou-se informações e alguns dados nas Plataformas Sucupira (Capes) e Lattes (CNPq), no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB e em outras fontes de informação, como Pinheiro (2017) e Carvalho (2022). Dessa forma, oferece-se ao público leitor uma ideia geral e alguns resultados da construção e consolidação do PPGG/UFPB.

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Bibliographies de l'auteur

Josias de Castro Galvão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é consultor da Comissão Pastoral da Terra (CPT), professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba e Professor Titular do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço agrário, geografia, espaço urbano, políticas públicas e território.

 

Carlos Augusto de Amorim Cardoso, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1985), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado na Universidad de Barcelona (2006-2007) e na Universidade do Estado do Rio Janeiro (2012-2013). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e em Historia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, pedagogia da cidade, modernidade e cultura urbana; Práticas Pedagógicas, Cultura Material Escolar, Materiais Didáticos e Instituições Escolares.

Anieres Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), especialização em Geografia e Gestão Territorial pela Universidade Federal da Paraíba (1992), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professor Titular do Departamento de Geociências e docente permanente e coordenador do Programas de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve pesquisa e orienta trabalhos sobre o campo e a cidade, desenvolvimento territorial e políticas públicas.

Doralice Sátyro Maia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Geografia desta mesma instituição. Graduação em Geografia (Bacharelado) na Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994); doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000); pos-doutorado na Universidad de Barcelona (2007); no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ (2013) e no Instituto de Urbanística da Universidad de Valladolid (2022). Pesquisadora CNPq (PQ). Coordenadora do Grupo de Estudos Urbanos (GeUrb/UFPB) e vice-coordenadora da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe).

 

Dirce Maria Antunes Suertegaray, PPGG da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Titular - Emérita da UFRGS (2021). Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1972), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988). Foi professora na FIDENE, atual Unijui, entre 1973 e 1982 e na UFSM entre 1978 e 1985. Professora titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no campo da de Geografia, com ênfase nos estudos da natureza. As temáticas na qual centra sua pesquisa são relativas aos estudos de: desertificação/ arenização, ambiente e cidade, ensino de geografia e Epistemologia da Geografia. Coordena o grupo de pesquisa Arenização/desertificação: questões ambientais CNPq. Presidente da AGB biênio 2000-2002. Coordenadora da área de Geografia CAPES 2005-2007. Professora convidada da UFRGS atua no curso e Pós-Graduação em Geografia dessa instituição. Presidente da ANPEGE biênio 2016 -2017. Professora Visitante na UFPB - Departamento de Geociências - Programa de Pós-Graduação em Geografia 2018-2020. Participa do corpo docente do PPGG/UFPB.

Références

CAPES. Plataforma Sucupira. Relatório de dados. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/portais/menu_portal.jsf. Acesso em: 7 jun. 2023.

CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira de. Aspectos recentes da consolidação da pesquisa sobre o ensino de geografia na Paraíba. In: ASSIS, Lenilton Francisco de; ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; MORAIS, Nathália Rocha de. Formação de professores de geografia na Paraíba: avanços e resistências na reforma curricular. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. 336 p.

CNPq. Plataforma Lattes. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 8 jun. 2023.

PINHEIRO, Antônio Carlos. Dez anos de Pesquisa Acadêmica em Educação Geográfica no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba 2007-2017. Revista Interface, São Paulo. n. 14, p. 6-18, dez. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/4779/12133. Acesso em: 1o maio 2023.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. A expansão da pós-graduação em geografia e a Anpege. Revista da ANPEGE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 17–32, 2017. DOI: 10.5418/RA2003.0101.0002. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6623. Acesso em: 1o maio 2023.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Rumos e rumores da pós-graduação e da pesquisa em geografia no Brasil. Revista da ANPEGE, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 11–19, 2017. DOI: 10.5418/RA2007.0303.0002. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6603. Acesso em: 1o maio 2023.

UFPB. Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica – Sigaa. Disponível em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/. Acesso em: 8 jun. 2023.

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Publiée

2023-10-05

Comment citer

Galvão, J. de C., Cardoso, C. A. de A., Silva, A. B. da, Maia, D. S., & Suertegaray, D. M. A. (2023). Programa de Pós-Graduação Em Geografia da UFPB (2003-2023): 20 anos de produção do conhecimento e de formação discente na Paraíba. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17479

Numéro

Rubrique

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023