Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i33.12259

Palavras-chave:

professor, formação, histórias, vida, Geografia

Resumo

A pesquisa voltada à formação de professores, levando em consideração contextos variados, em diferentes tempos e espaços, que envolvem os itinerários de vida, tem sido utilizada, para refletir sobre possibilidades de construção professoral, a partir de saberes diversos. Este texto tem o propósito de evidenciar as possibilidades de formação e de (auto)formação, bem como a constante reflexão sobre a vida do professor, que proporcionará mudanças ou reafirmações de suas convicções profissionais. A análise e a (auto)análise, diante das diferentes conexões, que formam um professor, refletem uma metodologia qualitativa na observação de histórias de vida. A concepção apresentada no texto está pautada na relação do professor consigo mesmo, com os livros didáticos e com o mundo escolar ou de fora da escola. O professor, ao ouvir a si mesmo e ao outro, transcende a sua própria totalidade e busca, constantemente, a sua reformulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Altamira

Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira. Técnico em Geoprocessamento pelo Colégio Politécnico (2013) e Graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no subprojeto Geografia da Universidade Federal de Santa Maria 2011-2013. Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com ênfase na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). É integrante do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores e do Grupo Autonarrativas e formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Estudos Geografia, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Foi avaliador no PNLD 2017 Geografia Anos Finais, no PNLD 2018 Geografia Ensino Médio, no PNLD 2019 Projetos Integradores e no PNLD 2020 Projetos Integradores. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Ensino-Aprendizagem, Livro Didático, Epistemologia Genética, Espaço Mentalmente Projetado, Autonarrativas e Formação Docente. Vinculado ao projeto de pesquisa Perfil do profissional docente que atua no componente curricular de Geografia nas escolas públicas da educação básica de Porto Alegre desenvolvido na UFRGS.

Roselane Zordan Costella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS)

Possui Licenciatura em Geografia, Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa em ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS) estendido na Universidad de Valencia (Espanha). Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. Professora Associada, classe D, nível 01 da Faculdade de Educação ? FACED/UFRGS no Departamento de Ensino e Currículo, no Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO). Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Coordenou a Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS/COORLICEN? gestão 2015 ? 2017. Coordenou Institucionalmente o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UFRGS gestão 2013 - 2017. Pesquisa as seguintes temáticas: avaliações externas, BNCC, alfabetização/letramento cartográfico, autonarrativas e formação docente.

Victória Sabbado Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa em Ensino de Geografia, em que foi bolsista CAPES. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS na linha de pesquisa em Ensino de Geografia, em que é bolsista CAPES. É integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO/UFRGS).

 

Referências

CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas: Papirus Editora, 2012.

DAMBRÓS, Gabriela; SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES. Victória Sabbado. Paulo, Jean e Edgar: um pensamento às Gabrielas, aos Leonardos e as Victórias do Brasil. In: DAMBRÓS, Gabriela; SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES. Victória Sabbado (Orgs.). Geografia Escolar – reflexões, práticas e formação de professores. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 14–26.

FORTES, Maria Carolina. Olinda Rocha Pereira: uma história, uma vida, uma educadora, uma grande mulher. In: ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto. Memórias memoráveis – educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS e Editora universitária metodista do IPA, 2013. p. 283-311.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. O Lugar do Olhar: elementos para uma nova Geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2013.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Tradução José Cláudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

MASSEY, Doreen. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

PEREIRA, Marcos Villela. Sobre Histórias de Vida e Autoformação: um enfoque Ético e Estético. In: ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto. (Auto)biografia e Formação Humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 123–138.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. 7 reimp. Campinas: Editora Unicamp, 2018.

RODRIGUES, Saionara Regina Pires. Significando o Invisível: Percebendo o Saber Geográfico. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

SANTOS, Leonardo Pinto dos; COSTELLA, Roselane Zordan. Jean Piaget e a Construção do Conhecimento: o Mito da Caverna. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André; COSTELLA, Roselane Zordan (Orgs.). Movimentos para ensinar Geografia – oscilações. Porto Alegre: Letra 1 Editora, 2016. p. 157–168.

SOUSA NETO, Manuel Fernandes. Aula de Geografia e algumas crônicas. 2. ed. Campina Grande: Bagage, 2008.

TIMM, Edgar Zanini. STABILE, Luiz Machado. Clóvis Pinto da Silveira: sua vida em palavras. In: ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto. Memórias memoráveis – educadores sul-rio-grandenses em histórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS e Editora universitária metodista do IPA, 2013. p. 85–150.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Santos, L. P. dos, Costella, R. Z., & Menezes, V. S. (2021). Formação - (Auto)formação – Deformação – (Re)formação: Necessidades de um professor. Revista Da ANPEGE, 17(33), 24–37. https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i33.12259

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.