Políticas educacionais globais e o contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.10651

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Globalização, Escala, Currículo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir e apresentar os processos de regulação nacional e transnacional na elaboração de políticas públicas educacionais a partir do esquema metodológico de Ball (1994). Analisando documentos internacionais e nacionais, consideramos o papel relevante das Organizações Internacionais mobilizando recursos e repertórios de ação juntamente com agentes nacionais, e em contraponto aos agentes dissidentes das escalas de regulação.  Assim, concluímos que as políticas educacionais brasileiras voltadas para a formação de professores, estão articuladas a práticas discursivas que impactam sentidos discursivos, curriculares e territoriais.

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

Freitas, A. S. (2021). Políticas educacionais globais e o contexto brasileiro. Revista Da ANPEGE, 16(30), 289–306. https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.10651

Edição

Seção

Seção Temática - Geografia Política