Variabilidade climática e as chuvas de janeiro de 2007

uma análise episódica na bacia hidrográfica do Rio Preto, Sudeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i37.10117

Palavras-chave:

Chuvas, Análise episódica, Sistemas sinóticos, Desastres naturais.

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender a variabilidade diária das chuvas de janeiro de 2007, na Bacia Hidrográfica do Rio Preto – Sudeste/Brasil, a partir das proposições de Análise Rítmica de Monteiro (1973) e analisando a gênese e principais impactos associados, no que se materializou como sendo um evento extremo. Fez-se um estudo do sequenciamento diário dos tipos de tempo, a fim de observar a gênese e evolução temporal das tipologias climáticas, levantamentos de documentos anexados junto ao S2iD e em reportagens online. Concluiu-se que vários foram os complexos atmosféricos que atuaram na gênese das chuvas de janeiro de 2007 e que a presença de LI e da ZCAS, foram os principais mecanismos que contribuíram para fazer deste, um mês atípico. Os principais desastres identificados que podem ter relação com o episódio intenso de chuvas, os deslizamentos de terra, enchentes, inundações, perda de cultivos, de patrimônio e de vidas humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Evangelista Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2022), mestre (2016) e bacharela (2013) em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e licenciada (2019) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Cinthia Maria Amaral, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Mestra em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF Campos (2017), Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2013/2014). 

Isabela Belmira Santos Giarola, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei (2013), bacharela pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), mestra e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG-UFRJ). 

Cássia de Castro Martins Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora do Curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Referências

AB’SÁBER, A. N. Províncias geológicas e domínios morfoclimáticos no Brasil. Geomorfologia. São Paulo. 1970. p. 20-26.

ANA – Agencia Nacional das Águas. Disponível em: http://hidroweb.ana.gov.br/

BRASIL. Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. Florianopolis: CEPED/UFSC, 2013.

¬¬_____________. S2Id. Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Disponível em: https://s2id.mi.gov.br/

CASTRO FILHO, H.C.; STEINKE, E.T.; STEINKE, V. A. Análise espacial da precipitação pluviométrica na bacia do lago Paranoá: comparação de métodos de interpolação. Revista geonorte, Edição Especial 2, v.1, n.5, 2012.

CAVALCANTI, I. F.A.; FERREIRA, N.J.; SILVA, M.G.A.J.; DIAS, M.A.F.S. Tempo e clima no Brasil. Oficina de textos: São Paulo. 2009.

CONTI, J. B. O meio ambiente Tropical. Geografia, v.14, n28, p.69-79, 1989.

CLIMANALISE. Boletins Climanálise. Disponível em: http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/.

FERREIRA, C. C. M. Tipos de tempo de categorias climáticas na Bacia do Rio Paraibuna – MG. São Paulo: USP, 2002. Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo.

FERREIRA, M. C. Iniciação a analise geoespacial. São Paulo: UNESP, 2014.

GOERL, R. F.; KOBIYAMA, M. Considerações sobre as inundações no Brasil. Disponível em: http://www.labhidro.ufsc.br/Artigos/ABRH2005_inundacoes.pdf. Acesso em: 29 jul. 2016.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.

INMET – Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em: www.inmet.gov.br.

KOBIYAMA, M.; MENDONÇA, M.; MORENO, D. A.; MARCELINO, I. P. V. O.; MARCELINO, E. V.; GONÇALVES, E. F.; BRAZETTI, L. L. P.; GOERL, R. F.; MOLLERI, G. S. F. RUDORFF, F. M. Prevenção de Desastres Naturais: Conceitos Básicos. 1a ed. Editora: Organic Trading. Curitiba, 2006. 109 p.

LANG, S; BLASCHKE, T. Analise da Paisagem com SIG. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

MONTEIRO, C. A. F. Análise rítmica em climatologia: problemas da atualidade em São Paulo e achegas para um programa de trabalho. Instituto de Geografia da USP: São Paulo. 1971.

__________________. A dinâmica climática e as chuvas do estado de São Paulo: estudo geográfico sob forma de atlas. IGEOG: São Paulo. 1973.

_________________. Teoria e Clima Urbano. São Paulo: Universidade de São Paulo/ Instituto de Geografia, 1976.

_________________. Clima e excepcionalismo: conjecturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno geográfico. UFSC: Florianópolis. 1991.

NASCIMENTO JÚNIOR, L. As chuvas no Paraná: Variabilidade, teleconexões, e impactos de eventos extremos. 2013. Presidente Prudente: UNESP. 2013. Dissertação (Mestrado).

NIMER, E. Climatologia do Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Rio de Janeiro. 1979.

NUMES, L.H. Distribuição espaço-temporal da pluviosidade no Estado de São Paulo: tendências, variabilidade, processos intervenientes. São Paulo: USP, 1997. Tese (Doutorado).

OLIVEIRA, D. E. Classificação de unidades fisionômicas de paisagens para a bacia hidrográfica do Rio Paraibuna - MG/RJ, a partir de um diagnóstico ambiental. Universidade Federal de Juiz de Fora. Monografia, 2013.

_______________. Participação dos sistemas atmosféricos na gênese e ritmo das chuvas na bacia hidrográfica do rio Preto, MG/RJ - anos de 2006, 2007, 2008. Juiz de Fora: UFJF, 2016. Dissertação (Mestrado).

OLIVEIRA, D.E.; FERREIRA, C.C.M. Gênese e ritmo da pluviosidade na bacia do rio preto mg/rj: proposta metodológica para a representação cartográfica. Revista Brasileira de Climatologia. v. 21 2017.

OLIVEIRA, D. E.; ASSIS, D. C.; FERREIRA, C. C. M. Definição de unidades climáticas para a bacia hidrográfica do rio Paraibuna, MG/RJ. In: Simposio Brasileiro de Climatologia Geográfica, n. CD de Anais. Curitiba: UFPR, 2014.

_________________. Distribuição espacial da sazonalidade nos tipos de tempo para a bacia do rio Preto,

MG/RJ. In: XI Encontro da ANPEGE, 2015, Presidente Prudente-SP. Cd de Anais, 2015.

SANT’ANNA NETO, J. L. Por uma Geografia do Clima, antecedentes históricos, paradigmas contemporâneos e uma nova razão para um novo conhecimento. Revista Terra Livre, n° 17, 2° semestre de 2001.

_________________. Decálogo da climatologia do sudeste brasileiro. Revista Brasileira de Climatologia. v. 1, 2005.

SANTOS, M. A natureza do espaço. Hucitec: São Paulo. 1996. Reimpressão 2014.

SORRE, M. Les Fondements de la Géograhie Humaine. Tome Premier: Les fondaments biologiques. Paris: Armand. Colin, 1951.

VALVERDE, O. Estudo regional da Zona da Mata Mineira. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, n.1., 1958.

VEYRET, Y. Os riscos: O homem como agressor e vitima do meio ambiente. Contexto: São Paulo. 2003. Reimpressão 2015.

Downloads

Publicado

2023-01-19

Como Citar

Oliveira, D. E., Amaral, C. M., Giarola, I. B. S., & Ferreira, C. de C. M. (2023). Variabilidade climática e as chuvas de janeiro de 2007: uma análise episódica na bacia hidrográfica do Rio Preto, Sudeste do Brasil. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i37.10117