A FLUIDEZ DO TERRITÓRIO: CAPITALISMO E FRONTEIRA NA OBRA DE PIERRE MONBEIG

Autores

  • Carlo Eugênio Nogueira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2019.1527.005

Palavras-chave:

Frentes pioneiras, formação territorial, História da Geografia.

Resumo

A partir da análise da noção de frente pioneira explicitada na obra do geógrafo francês Pierre Monbeig entre as décadas de 1930 e 1950, busca-se avaliar a relação existente entre a expansão espacial do povoamento ocorrida no Brasil na primeira metade do século XX e o processo de formação territorial do país, apontando de que maneira a descrição explicativa das áreas de movimentação de fronteiras dinamizadas pela expansão espacial da colonização, que impulsionou a fundação de cidades, o desmatamento de florestas e a abertura de campos de cultivo e pastos, comporta uma análise sobre o processo de construção dos sistemas de engenharia que conseguiram consolidar nexos de solidariedade entre distintos lugares, garantindo maior fluidez e integração a um território que modificava sua organização espacial para se adequar às novas necessidades surgidas com a expansão do capitalismo no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlo Eugênio Nogueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (CCHN/UFES), desenvolvendo atividades de pesquisa, orientação e docência com ênfase em Geografia Histórica e História do Pensamento Geográfico. Possui bacharelado (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. É também associado ao coletivo de pesquisadores Rede Brasilis - Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Nogueira, C. E. (2020). A FLUIDEZ DO TERRITÓRIO: CAPITALISMO E FRONTEIRA NA OBRA DE PIERRE MONBEIG. Revista Da ANPEGE, 15(27), 139–168. https://doi.org/10.5418/RA2019.1527.005