Cidades em negociação. “Máquinas de crescimento urbano” e o preço da terra nas cidades médias de Londrina e Maringá

Autores

  • Wagner Vinicius Amorim Universidade Estadual do Ceará - CCT - Fortaleza-CE

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2018.1424.0001

Palavras-chave:

preço da terra urbana, valorização imobiliária, cidades médias, “máquina de crescimento urbano”, Londrina/PR, Maringá/PR.

Resumo

Neste artigo detemo-nos no estudo do mercado da terra, apreciando a estruturação do preço da terra urbana em duas cidades médias brasileiras em contexto recente. A compreensão da produção da terra urbana perpassa a análise do que orbita em torno a ela, tal como a produção e a valorização imobiliária, seus agentes e suas estruturas. A partir disso, então, estaremos em face dos atributos essenciais para apreendermos a distribuição e o deslocamento espaciais da valorização imobiliária no ambiente construído e, finalmente, analisarmos especificamente a oferta de terrenos urbanos, bem como os agentes que negociam e vendem frações e parcelas da cidade, fazendo dela cada vez mais uma “máquina de crescimento urbano” locomotiva das várias formas de rentismo e especulação imobiliária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Vinicius Amorim, Universidade Estadual do Ceará - CCT - Fortaleza-CE

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena (2007) e Bacharelado (2008) - e Especialização em Ensino de Geografia (2008) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado (2011) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente/SP; Doutorado em Geografia (2015) na mesma universidade, com pesquisa concernente à produção do espaço urbano, produção imobiliária, reestruturação urbana e reestruturação da cidade, a partir dos exemplos das cidades médias de Londrina e Maringá/PR, sob orientação da professora Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito e coorientação do professor Dr. Everaldo Santos Melazzo, junto ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e à Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Foi bolsista de doutorado FAPESP e CAPES durante o estágio sanduíche e contou com apoio do Lincoln Institute of Land Policy na modalidade Posgraduate Student Fellow/Apoyo a Tesis de Maestría y Doctorado - 2014. Participa como pesquisador da ReCiMe e dos projetos "Cidades médias brasileiras: agentes econômicos, reestruturação urbana e regional", "Lógicas econômicas e práticas espaciais: cidades médias e consumo", "Cidades médias e espaços comerciais no Brasil e na Espanha: semelhanças e diferenças" por meio do qual desenvolveu doutorado sanduíche na Universitat de Lleida (UDL), sob coordenação da professora Dra. Carmen Bellet Sanfeliu, entre os meses de dezembro de 2013 e julho de 2014. Atualmente é Professor Adjunto junto ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em regime de Dedicação Exclusiva. 

Referências

ABRAMO, Pedro. A cidade caleidoscópica. Coordenação espacial e convenção urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

ABRAMO, Pedro. A dinâmica imobiliária. Elementos para o entendimento da espacialidade urbana. Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, Ano III, Nº especial, 1989.

ABREU, Marlon A. de. O mercado imobiliário em Londrina, Marília e São José do Rio Preto: análise comparativa do processo de estruturação intraurbano. (2011). 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2011.

ABREU, Marlon A. de. Diferenciando o espaço e produzindo cidades: lógicas e agentes da produção do espaço urbano em Ribeirão Preto/SP e Londrina/PR. (2014). 171f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP, 2014.

ABREU, Marlon A. de; AUTOR, . V. O estudo do mercado imobiliário em cidades médias: procedimentos para coleta e sistematização dos dados. GeoUERJ, Rio de Janeiro, v. 21, p. 297-323, 2014. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/10403. Acessado em 28 de mar. 2015.

ALCANTARA, Danilo M. de. Mudanças na produção do espaço urbano de Londrina (PR), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG): análise comparativa da dinâmica imobiliária recente. (2013). 189f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP, 2013.

ALOCHIO, Luiz Henrique A. Plano Diretor Urbano e Estatuto da Cidade. Medidas Cautelares e Moratórias Urbanísticas. Belo Horizonte: Ed. Fórum, 2010.

AMORIM, Wagner Vinicius. A produção imobiliária e a reestruturação das cidades médias: Londrina e Maringá (PR). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.

AMORIM, Wagner Vinicius. A produção imobiliária e a reestruturação das cidades médias: Londrina e Maringá/PR. 2015. 413f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP.

AMORIM, Wagner Vinicius. A produção social do espaço urbano em Londrina - PR: a valorização imobiliária e a reestruturação urbana. (2011). Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente-SP, 2011.

ARCHELA, Rosely S.; THÉRY, Hervy. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Confins, Paris, v. 3, p. 1-14, 2008. Disponível em: http://confins.revues.org/3483?lang=pt. Acessado em 31 de mar. de 2015.

BRENNER, Neil. Reestruturação, reescalonamento e a questão urbana. GEOUSP, São Paulo, Nº 33, pp. 198-220, 2013.

CANO, Wilson. Reflexões sobre o papel do capital mercantil na questão regional e urbana do Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, v. 27, p. 29-57, 2010.

COIMBRA, Aline F. Análise comparativa do mercado imobiliário em Cidades Médias: a oferta de apartamentos, casas e terrenos urbanos em Campina Grande - PB, Mossoró - RN e Passo Fundo - RS. (2013). 126f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2013.

COMPANS, Rose. Empreendedorismo urbano. Entre o discurso e a prática. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

CORDOVIL, Fabíola C. de S.; RODRIGUES, Ana L. Segregação socioespacial e a negligência ao patrimônio construído: legado dos projetos e práticas do poder público municipal em Maringá - PR (Brasil). Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona, 1 de noviembre de 2012, vol. XVI, nº 418 (41). Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-418/sn-418-41.htm. Acessado em 14 de ago. de 2013.

GIRARDI, Eduardo P. Manual de utilização do programa Philcarto 4.XX para Windows. Presidente Prudente: [s.n.], 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2013/geografia_artigos/manual_do_philcarto.pdf. Acessado em 31 de mar. de 2015.

GOTTDIENER, Mark. A Produção Social do Espaço Urbano. (2ª ed.). São Paulo: Edusp, 1997.

LOGAN, John R.; MOLOTCH, Harvey L. Urban fortunes. The political economy of place. Los Angeles: University of California Press, 1987.

MELAZZO, Everaldo S. Dinâmica imobiliária e processos de estruturação intra-urbana em cidades de porte médio: hipóteses e propostas de trabalho. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=4500. Acessado em 27 de jan. de 2015.

MELAZZO, Everaldo S. Estratégias fundiárias e dinâmicas imobiliárias do capital financeirizado no Brasil dos anos 2000. Mercator, Fortaleza, V. 12, Nº Especial (2), 2013, p. 29-40. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/1118/507. Acessado em 27 de jan. de 2015.

SANTOS, Cintia P. dos. Processo de verticalização em Londrina: novas formas de produção e consumo de imóveis residenciais – 2000 a 2010. (2011). Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2011.

SILVA, Andressa L. Edifícios de alto padrão e as estratégias de venda dos agentes imobiliários. Um estudo de casos: Ecoville (Curitiba-PR) e Gleba Palhano (Londrina-PR). (2014). Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Estadual de Maringá.

SILVA, Beatriz F. e. Quando o planejamento urbano conspira contra a cidade: uma avaliação através da recente produção imobiliária de Maringá. Anais do VII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, São Paulo, 2013.

SILVA, Bruno L. B. da. O Mercado de terras urbanas e seu papel na produção e transformação do espaço intraurbano em cidades médias: os casos de Ribeirão Preto/SP e São Carlos/SP. (2015). 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia), Departamento de Geografia, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2015.

SOUZA, Marcelo L. de. Mudar a cidade: Uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011 [2001].

SOUZA, Marcelo L. de. Região, bairro e setor geográfico. In: ______. Os Conceitos Fundamentais da Pesquisa Sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SPOSITO, Eliseu S. Produção e a Apropriação da Renda Fundiária Urbana em Presidente Prudente. (1990). 156f. Tese (Doutorado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo.

SPOSITO, Maria E. B. O chão em Presidente Prudente: a lógica da expansão territorial urbana. (1983) 233f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 1983.

TÖWS, Ricardo L. O Processo de verticalização de Londrina e de Maringá (PR) Brasil: o Estado e o capital imobiliário na produção do espaço. (2010). Dissertação de Mestrado (Mestrado em Geografia) Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

TÖWS, Ricardo L.; MENDES, César M. Projeto Eurogarden em Maringá (PR): conflitos e estratégias na produção do espaço urbano. Anais do XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.simpurb2013.com.br/wp-content/uploads/2013/11/GT13_ricardo.pdf. Acessado em 09 de jan. de 2015.

VILLAÇA, Flávio. A Terra como Capital (ou Terra-Localização). Espaço & Debates. São Paulo, N.º 16, p. 5 a 14, 1985.

VILLAÇA, Flávio. A Terra como Capital (ou Terra-Localização). In: ______. Reflexões Sobre as Cidades Brasileiras. São Paulo: Studio Nobel, 2012, Presidente Prudente. 25-40.

Downloads

Publicado

2019-07-09

Como Citar

Amorim, W. V. (2019). Cidades em negociação. “Máquinas de crescimento urbano” e o preço da terra nas cidades médias de Londrina e Maringá. Revista Da ANPEGE, 14(24), 5–45. https://doi.org/10.5418/RA2018.1424.0001

Edição

Seção

Artigos