Professores de geografia e currículo

qual representação social é construída?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i37.14554

Palavras-chave:

Currículo de Geografia, Representações sociais, Educação geográfica.

Resumo

O Município de Teresina – PI, durante o ano de 2018, redefiniu seu currículo oficial baseando-o nos preceitos da BNCC. Essa nova configuração provoca reações nos educadores que podem variar de uma aceitação tácita a uma completa negação. Nesse sentido, para abordar essa problemática, elencamos a Teoria das Representações Sociais. Neste artigo, objetivamos analisar a representação social do currículo de Geografia da rede municipal de Teresina - PI partilhada por professores dessa disciplina. Aplicamos junto aos participantes um Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados obtidos com o TALP foram tratados com a utilização do software EVOC, criado por Pierre Vergès (2000). Para analisar o conteúdo e a estrutura dessa representação social, fizemos uso da técnica de análise categorial proposta por Bardin (1977).  Os resultados nos indicam que o conteúdo dessa representação é marcado pela influência do discurso do senso comum e pela perspectiva tradicionalista de currículo.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Andrade Ribeiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Geografia pela UESPI (2015) e Pedagogia pela FAEL (2019). Especialização em Geografia do Brasil pela FIS (2017) e mestrado em Geografia pela UFPI (2021). Atua como professor efetivo da rede pública de ensino da educação básica. Desenvolve pesquisas relacionadas a Geografia e Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, educação e currículo, representações sociais e políticas públicas educacionais.

Josélia Saraiva e Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Geografia (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Piauí (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Atualmente exerce o cargo de Professora Associada I no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal do Piauí e atua também no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) dessa mesma instituição, na qualidade de docente permanente, tendo sido Coordenadora Adjunta do programa. Atuou durante dezoito anos como Técnica em Assuntos Educacionais, inicialmente no Ministério da Educação (DEMEC-PI) e posteriormente no Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí. Foi professora da rede municipal de ensino em Teresina - Piauí, no período de 1993 a 2008. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, representação social, aprendizagem significativa e metodologias para o ensino de geografia.

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Publicado

2023-01-19

Como Citar

Ribeiro, M. V. de A., & Silva, J. S. e. (2023). Professores de geografia e currículo: qual representação social é construída?. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i37.14554