BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.12706

Palavras-chave:

BNCC, Linguagem Cartográfica, Ensino de Geografia

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular passa a ser uma referência nacional normativa a partir de 2018. Diante disso, este texto tem como objetivo analisar a proposta de currículo da BNCC para a linguagem cartográfica no Ensino Fundamental na disciplina Geografia. A metodologia aplicada consistiu na análise documental da BNCC e sua fundamentação teórica baseou-se em Cavalcanti (2011; 2019) Richter (2017) Richter e Moraes (2020), Duarte (2017) e outros autores. Nos resultados, identificou-se que a proposta da BNCC valoriza o desenvolvimento do pensamento espacial e o raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Nesse sentido, a linguagem cartográfica assume papel de destaque para compreensão do espaço geográfico e, nesse sentido, o aluno deve ser incentivado a desenvolver a competência de leitura e elaboração de mapas e gráficos. Além disso, constatou-se que a linguagem cartográfica é um suporte para as análises dos objetos de estudo da Geografia.

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Biografia do Autor

Iolando Castro Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor da Educação Básica na rede pública e privada na cidade de Teresina-PI. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestrando pelo curso de Pos-graduação em Geografia da UFPI.

Mugiany Oliveira Brito Portela, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora dos cursos de graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

Silva, I. C., & Portela, M. O. B. (2021). BNCC: O ensino de geografia e a linguagem cartográfica. Revista Da ANPEGE, 16(30), 39–54. https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.12706