BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

Autores

  • Marcos Antonio Campos Couto Doutor em Geografa pela Universidade de São Paulo. Docente Adjunto do Departamento de Geografa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP-UERJ campus São Gonçalo. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CEH/Faculdade d de Formação de Professores. Rua Dr. Francisco Protela, 1470. Patronato. CEP 24435-505 - São Gonçalo – RJ.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0008

Resumo

O artigo analisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornada pública pelo Ministério da Educação em 2016. A Constituição Federal de 1988, construída nas mobilizações sindicais e sociais da década de 1980, estabeleceu a criação de conteúdos mínimos para o ensino, de maneira a assegurar formação básica nacional comum. A construção da BNCC, em dois anos, está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014. O texto inicia com temas da educação brasileira confrontada com as políticas educacionais neoliberais. Em seguida, a análise do Documento Preliminar à BNCC. No fm, encaminhamentos relativos ao processo de construção. A BNCC não é a resposta mais adequada à atual situação da educação nacional, aos problemas da formação do professor e das condições de trabalho e estudo na escola brasileira. O tema deve ser tratado no contexto geral da educação, servindo de crítica das desigualdades brasileiras.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Couto, M. A. C. (2017). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA. Revista Da ANPEGE, 12(19), 183–203. https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0008

Edição

Seção

Artigos