A territorialização do agronegócio e a inserção desigual do Cerrado goiano às redes globais extrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i40.17901

Palavras-chave:

Agribusiness. Revolução verde. Modernização conservadora. Cerrado. Goiás.

Resumo

A pesquisa realizada neste artigo interpreta a geografia e a história dos conceitos de agribusiness, revolução verde e modernização conservadora como ideias e estratégias políticas e ideológicas gestadas a partir dos centros de decisões econômicas do norte global. Demonstra, assim, como elas fundamentaram as bases da territorialização do agronegócio em territórios do sul global, como o Cerrado goiano, transformados em fronteira do capital extrativo e exportador de commodities. O desenvolvimento da pesquisa contou com pesquisa bibliográfica e levantamento de dados e informações disponibilizados em fontes como o ComexStat e Instituto Mauro Borges (IMB). Considera-se que as experiências de orientação de pesquisas, trabalhos de campo e atuação em projetos no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), contribuíram com os resultados sistematizados no decorrer do texto. Os resultados demonstram que a inserção desigual do Cerrado goiano às redes extrativas globais tem relação com a exportação de produtos primários como a soja. Isso
ilustra, ainda, que o modelo da economia agroexportadora representado pelo agronegócio não modifica a participação histórica de Goiás na divisão internacional do trabalho. Mantém-se a condição dependente
da economia exportadora de produtos primários e semielaborados que caracteriza territórios situados nas periferias extrativas do sul global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ferraz Franco, Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), Universidade Estadual de Goi´ás (UEG)

Estagiário de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), Universidade Estadual de Goi´ás (UEG), Cam´pus Cora Coralina. 

Ricardo Assis Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutor em Geografia. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor colaborador externo do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Porto Nacional. Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Referências

CHAVEIRO, Eguimar Felício. Por uma abordagem geográfica do Cerrado: a afirmação de um território, a negação do bioma – Cartas de luta. Tese (grau de professor titular do IESA). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

CHAVEIRO, Eguimar Felício; CALAÇA, Manoel.; LIMA, Valdivino. A patologização global da vida e a produção de alimentos: efeitos na sociobiodiversidade do Cerrado. Estudos Geográficos, Rio Claro, 17: 78-92, jan./jun. 2019.

CASTILHO, D. Modernização territorial em Goiás. 224f. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

COMEXSTAT. Goiás: Exportações, Importações e Balança Comercial. 2022. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis. Acesso em: 12 nov. 2023.

DAVIS, J. Business Responsibility and the Market for Farm products. In: DAVIS, John H. Davis Papers Special Colletions. Beltsville: National Agricultural Library, 1955.

DELGADO, G. A Questão Agrária no Brasil, 1950-2003. In: JACCOUD, L. (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília/DF: IPEA, 2005.

GONÇALVES, R J de A. F. No horizonte, a exaustão: disputas pelo subsolo e efeitos socioespaciais dos grandes projetos de mineração em Goiás. 504f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Geografia, 2016.

GONÇALVES, R. J. A. F. Mineração e fratura territorial do Cerrado em Goiás. Élisée, Rev. Geo. UEG – Goiás, v.9, n.2, e922018, jul./dez. 2020.

GONÇALVES, R. Jr. A. Extrativismo mineral e o cercamento predatório do subsolo e das águas do Cerrado. In: GONÇALVES, R. Jr. A.; SALGADO, T. R.; MARQUES, A. C. de O. (Organizadores). Dinâmicas territoriais do Cerrado. Anápolis-GO: Editora UEG, 2023. p.38-49.

GONCALVES, R. J. A. F.; MILANEZ, B. A territorialização da Rede Global Extrativa do Nióbio em Goiás, Brasil. Ateliê geográfico (UFG), v.14, p.142 – 162, 2020

HARVEY, D. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. Tradução de João Alexandre Peschanski. São Paulo, SP: Boitempo, 2011.

IMB - Instituto Mauro Borges. Goiás em Dados 2021. Goiânia/GO: SEGPLAN, 2022.

INOCÊNCIO, M. E. O PRODECER e as tramas do poder na territorialização do capital no Cerrado. 279 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Goiás, 2010.

INOCÊNCIO, M. E. As políticas públicas para a agricultura e a incorporação do Cerrado – o PRODECER. Goiânia/GO, Mimeo, 2006.

LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005.

MENDONÇA, Maria L. R. F. Modo capitalista de produção e agricultura: a construção do conceito de agronegócio. Tese (doutorado em Geografia Humana – USP). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

MESQUITA, H. A. de. Corumbiara: o massacre dos camponeses. Rondônia, 1995. Tese (Doutorado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo (USP), 2001.

MITIDIERO JUNIOR, M.; GOLDFARB, Y. O agro não é tech, o agro não é pop e muito menos tudo. Friedrich-Ebert-Stiftung – Agronegócio: Um Negócio Global, 2021.

PESSÔA, V. L. S. Ação do Estado no Cerrado das zonas de Paracatu e Alto Paranaíba – MG. 1988. 238 f. Tese (Doutorado em Organização do Espaço) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1988.

PIRES, M. J de S.; RAMOS, P. O Termo Modernização Conservadora: Sua Origem e Utilização no Brasil. REN, V. 40, N.03, 2009.

POMPEIA, Caio. Formação política do agronegócio. São Paulo: Elefante, 2021.

SHIVA, Vandana. Monoculturas da Mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.

SILVA, Edson Batista da. Camponeses: cercados e a contrapelo. Curitiba: CRV, 2021.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Ambientes e Territórios: uma introdução à Ecologia Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2019.

SOUZA, Jessé. A guerra contra o Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2020.

WANDERLEY, Luiz Jardim.; GONÇALVES, Ricardo Junior de Assis F.; MILANEZ, Bruno. O interesse é no minério: o neoextrativismo ultraliberal marginal e a ameaça de expansão da fronteira mineral pelo governo Bolsonaro. Revista da ANPEGE, v. 16. N.29, p. 555 - 599, 2020.

Publicado

2024-02-02

Como Citar

Franco, E. F., & Gonçalves, R. A. (2024). A territorialização do agronegócio e a inserção desigual do Cerrado goiano às redes globais extrativas. Revista Da ANPEGE, 19(40). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i40.17901

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)