Programa de Pós-Graduação em Geografia UFF Campos

perspectivas em análise regional e ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17489

Palavras-chave:

PPG/UFF Campos, análise regional, sistemas naturais

Resumo

Campos dos Goytacazes e a região Norte Fluminense, em médio e longo prazo, mudaram de forma expressiva seu circuito espacial de produção regional, com especificidades históricas, culturais, sociais, econômicas e políticas, que articulam um conjunto de determinações particulares. Localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, fora de regiões metropolitanas e das regiões mais adensadas do país, o Programa de Pós-Graduação em Geografia dessa região vem ao encontro da necessidade de cursos de Pós-Graduação stricto sensu em cidades médias e no interior do país. O presente artigo tem como abordagem resgatar o histórico de criação do primeiro programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes, aprovado em 2013. Para isso, a investigação se dividiu em duas partes: a primeira buscou discorrer sobre a produção das dissertações discentes a partir da primeira turma de egresso em 2014 até o ano de 2020, e responder se a produção discente correspondeu à vocação regional do curso. A segunda parte da investigação buscou resgatar na produção docente estudos com recortes sobre Campos dos Goytacazes e regiões Norte e Noroeste Fluminense. Os resultados apontaram que a vocação regional do curso é comprovada quando vemos que 51,51% das dissertações apresentadas no PPG estão relacionadas à cidade de Campos dos Goytacazes ou às regiões Norte e Noroeste Fluminenses. E a produção docente tem como abordagem estudos com recorte regional para Campos dos Goytacazes e regiões Norte e Noroeste Fluminenses, em escala local-global, tanto na linha de pesquisa “Análise Regional, Dinâmicas Territoriais e Escalas” quanto na linha de pesquisa “Sistemas Naturais Geotecnologias e Demografia”.

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Biografia do Autor

Edimilson Antônio Mota, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É professor Associado I do Departamento de Geografia da UFF Campos, do curso de Licenciatura e atua nas disciplinas: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia, e Geografia e Multiculturalismo. Está coordenador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado da mesma instituição. Orienta sobre os temas: Ensino de Geografia, Raça, Gênero, Paisagem e Patrimônio. Coordena a Ludoteca Étnico-Racial Camilo José Gomes. Coordena a disciplina Currículo, do Curso Pedagogia EaD da UENF, pelo consórcio CEDERJ. É pesquisador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Foi professor de Geografia da Educação Básica das redes estaduais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, de 1994 a 2012. É Doutor em Educação na área de Currículo e Linguagem pela UFRJ. Tem Mestrado em Políticas Sociais pelo Centro de Ciências do Homem pela UENF. É Licenciado em Geografia pelas Faculdades Simonsen (RJ). É Licenciado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). É Bacharel em Artes Visuais pela Uninter. Especialista em História do Brasil, pelas Faculdades Simonsen (RJ). É professor de 1º grau - Educação ao Quinto Ano, pelo Colégio Estadual Américo Lopes. É Teólogo (curso livre) pela EETAD - Campinas.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Mota, E. A. (2023). Programa de Pós-Graduação em Geografia UFF Campos: perspectivas em análise regional e ambiental . Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17489

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023