Desafios e perspectivas dos programas de pós-graduação em Geografia no âmbito de sua interiorização

relatos e experiências a partir do PPGEP/UFU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17465

Palavras-chave:

Pós-graduação em Geografia no Brasil, Expansão e interiorização da pós-graduação, Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal (PPGEP) iniciou suas atividades em 2015. Está localizado no Campus Pontal, na cidade de Ituiutaba, a cerca de 140 quilômetros da sede da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Por ter sido criado no contexto da recente expansão e interiorização dos programas de pós-graduação em Geografia no Brasil (2010-2019), em seus oito anos de existência o PPGEP enfrentou uma série de desafios que extrapolam as barreiras institucionais e se correlacionam com as dificuldades vivenciadas, também em termos de Brasil. Mesmo diante de inúmeros desafios, o PPGEP tem alcançado êxito por meio da formação de recursos humanos e contribuições para o desenvolvimento local e regional, principalmente no âmbito do município de Ituiutaba e da região do Pontal do Triângulo Mineiro. Assim, o principal objetivo do presente texto consiste em oferecer contribuições e subsídios para o debate a respeito da expansão e interiorização da pós-graduação no país, tendo em vista as experiências vivenciadas no âmbito do PPGEP/UFU.

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Biografia do Autor

Vitor Koiti Miyazaki, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Geografia, coordenador (2016 a 2018) e membro da comissão de criação do PPGEP.

Jussara dos Santos Rosendo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Geografia, coordenadora (2015 a 2016) e presidente da comissão de criação do PPGEP.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Miyazaki, V. K., & Rosendo, J. dos S. (2023). Desafios e perspectivas dos programas de pós-graduação em Geografia no âmbito de sua interiorização: relatos e experiências a partir do PPGEP/UFU. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17465

Edição

Seção

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023