Geografia e escrita

a cidade interpelada pelas crônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.16648

Palavras-chave:

Geografia e Literatura; paisagem; olhar; metrópole.

Resumo

A crônica percebe a cidade na escala do ordinário. Se entendermos que toda crônica é uma obra de ficção, um gênero que transforma lugares geográficos em locais narrativos, pode-se, por extensão, afirmar que, o olhar do cronista transforma casas, ruas, portas de bares, esquinas e bueiros em texto. Neste movimento de aproximação entre a Geografia e literatura – dentre tantos possíveis, interessa-nos, especialmente, a leitura e produção da cidade a partir das crônicas. Estabelecemos o recorte de três crônicas publicadas por geógrafos e geógrafa no blog “Multiplicadores de VISAT” (Vigilância em Saúde do Trabalhador). As reflexões apontam, para a potência da escrita de crônicas na iluminação do tráfego orgânico entre imagem e palavra, na
interpelação do sequestro do olhar e da atenção nas metrópoles e no descortinamento de “cidades invisíveis” e possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Emídio Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás(2007), especialização em Métodos e técnicas de ensino pela Universidade Saldado de Oliveira(2010) e mestrado em Geografia Humana pela Universidade Federal de Goiás (2022). Atualmente é professor da Secretaria municipal de Educação, professor da Secretaria Estadual de Educação, da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Estadual de Goiás e Revisor de periódico da Revista Geografia Literatura e Arte da
Faculdade de Filosofia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia
Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cinema, Olhar, Paisagem, Cidade.

Ana Carolina De Oliveira Marques , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Geógrafa, mestra e doutora em Geografia (UFG). Docente no Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (PPGEO/Campus Cora Coralina). Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE); Ex diretora da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB - Seção Goiânia). Pesquisadora do grupo "Espaço, Sujeito e Existência" (CNPq/UFG). Colunista do blog Multiplicadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ/RJ). Áreas de interesse: Geografia da Educação; Cartografias existenciais; Estudos territoriais do Cerrado.

Referências

BARTHES, Roland. Câmara Clara: notas sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castanõn. 7ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. Tradução Vladimir Bartalini. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. Tradução José Martins Barbosa e Hemerson Alves Batista. 1ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BORGES, Jorge Luis. O Aleph. Tradução Flávio José Cardozo. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1986.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do Olhar. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 65-89.

BUCCI, Eugênio. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Autêntica Editora, 2021.

CALVINO, ítalo. As cidades invisíveis. Tradução Diogo Mainardi. 18ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

------. Se um viajante na noite de inverno. Tradução Nilson Moulin. 4ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

------. Palomar. Tradução Ivo Barroso Dias. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

DARDEL, Eric. O Homem e Terra: natureza da realidade geográfica. Tradução Werter Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

GOMES, Paulo César da Costa. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1992.

MELLO, João Baptista Ferreira de. O triunfo do lugar sobre o espaço. In MARANDOLA, Eduardo. Júnior. et. al.(Orgs.). Qual o Espaço do Lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 33-68.

MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007.

SANTOS, Douglas. A reinvenção do espaço: diálogos em torno da construção do significado de uma categoria. Unesp, 2002.

SARTRE, Jean-Paul. A Imaginação. Porto Alegre: LePM, 2009.

--------. Que é a literatura? Tradução Carlos Felipe Moisés. Petrópolis: Vozes, 2019.

PAZ, Octavio. A outra voz. Tradução Wladir Dupnt. São Paulo: Siciliano, 1993.

SOUZA, Marcelo Lopes. Ambientes e territórios: Uma introdução à Ecologia Política. Editora Bertrand Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Emídio Silva, R., & De Oliveira Marques , A. C. (2023). Geografia e escrita: a cidade interpelada pelas crônicas. Revista Da ANPEGE, 19(38). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i38.16648