Entre Cerrados e Amazônias, a fronteira em movimento

usos das terras e municipalização do território no Nordeste de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16354

Palavras-chave:

Agropecuária, Fragmentação do território, Município, Araguaia

Resumo

Objetiva-se neste texto, analisar o movimento de avanço da fronteira capitalista sobre os Cerrados e as Amazônias no Nordeste de Mato Grosso, a partir dos usos das terras e do processo de municipalização do território. Primeiro, faz-se uma contextualização do Nordeste de Mato Grosso como área de transição Cerrado-Amazônia, sobre a qual a fronteira capitalista se expande, considerando as contradições entre o natural e o territorial. Em seguida, apresenta-se a formação territorial do Nordeste de Mato Grosso a partir das políticas de Estado, dos usos das terras e da fragmentação do território. A municipalização do território é uma estratégia dos agentes que envolve a complexidade dos usos das terras, uma vez que são nelas que se efetivam os territórios, especialmente em área de avanço da fronteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Eduardo Santos, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Jataí (UFJ). Professor da educação básica na SEDUC-MT.

Dimas Moraes Peixinho, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor em Geografia e Professor Titular na Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Referências

BARROZO, João Carlos. Fluxos migratórios do “Norte” para os varjões do Araguaia-MT. In: BARROZO, João Carlos (Org.). Norte Araguaia: territórios e conflitos. Belém: NAEA, 2019.

BECKER, Bertha. Significância contemporânea da fronteira: uma interpretação geopolítica a partir da Amazônia brasileira. In: AUBERTIN, Catherine. (Org.). Fronteiras. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; Paris: ORSTOM, 1988.

BECKER, Bertha. A fronteira no final do século XX: oito proposições para um debate sobre a Amazônia brasileira. Espaço e Debates. Nº3, NERU, São Paulo, 1984.

BERNARDES, Júlia Adão. Modernização: a lógica do capital e o direito dos excluídos. In. BERNARDES, Júlia Adão; ARRUZZO, Roberta Carvalho (org.). Novas fronteiras da técnica no Vale do Araguaia. Rio de Janeiro: Arquimedes Edições, 2009.

CASTILHO, Denis.; CHAVEIRO, Eguimar Felício. Por uma análise territorial do Cerrado. In: CASTILHO, Denis.; PELÁ, Márcia (orgs.). Cerrados: perspectivas e olhares. Goiânia: Editora Vieira, 2010.

CHAVEIRO, Eguimar Felício. A urbanização do Cerrado: espaços indomáveis, espaços

deprimidos. Revista UFG. Goiânia, Ano XII, nº 9, 2010.

DALOSTO, João Augusto D. A influência da infraestrutura de transporte rodoviário nas transformações da mesorregião Nordeste de Mato Grosso. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial). Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. 2018

DELGADO, Guilherme Costa. Do “capital financeiro na agricultura” à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século (1965-2012). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

FRANÇA, Basileu T. O triângulo dos diamantes: a região do rio das Garças e a luta armada de Morbeck e Carvalhinho em 1925. Goiânia: Ed. da UFG, 1994.

IBGE. Biomas e sistema costeiro-marinho do Brasil: compatível com a escala 1:250 000. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

IBGE. Manual Técnico da vegetação brasileira: sistema fitogeográfico; inventário das formações florestais e campestres; técnicas de manejo de coleções botânica; procedimentos para mapeamentos. 2ª ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

IBGE. Censo agropecuário de 1985. Rio de Janeiro: IBGE, 1985.

MACHADO, Lia Osório. Significado e configuração de uma fronteira urbana na Amazônia. In: BECKER, Bertha. Fronteira Amazônica: questões sobre a gestão do território. Brasília: Universidade de Brasília; Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990.

MAIA, João Marcelo E. Estado, território e imaginação espacial: o caso da Fundação Brasil Central. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2012.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2019.

MORENO, Gislaene. Terra e poder em Mato Grosso: política e mecanismos de burla: 1892-1992. Cuiabá: Entrelinhas, 2007.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. A fronteira amazônica mato-grossense: grilagem, corrupção e violência. São Paulo: Iãnde Editorial, 2016.

PEIXINHO, Dimas Moraes. A dinâmica sócio-espacial do modelo técnico-produtivo da sojicultura no Cerrado e a formação dos centros dinâmicos: o caso de Rondonópolis (MT) e Rio Verde (GO). Tese. Doutorado em Geografia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. UFRJ, Rio de Janeiro, 2006.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, Amazônias. 3. Ed. São Paulo: Contexto, 2020.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Dos Cerrados e de suas riquezas: de saberes vernaculares e de conhecimento científico. Rio de Janeiro e Goiânia: FASE e CPT, 2019.

ROCHA, Gilberto de Miranda. Municipalização do território na Amazônia: entre o global e o local – transformações territoriais de desenvolvimento e emancipações municipais. Rio de Janeiro: Consequência, 2020.

SILVA, Carlos Alberto Franco da. A modernização distópica do território brasileiro. Rio de Janeiro: Consequência, 2019

SILVESTRI, Magno. Conflitos territoriais e a r-existência do povo A’uwe-xavante: luta pela terra e pelo território no Leste Mato-grossense. Tese. Doutorado em Geografia. Universidade Federal Fluminense. UFF, Niterói, 2019.

VARJÃO, Valdon. Barra do Garças: migalhas de sua história. Brasília: Senado Federal, 1985.

VILLAS BOAS, Orlando. A marcha para o oeste: a epopeia da Expedição Roncador-Xingu. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Downloads

Publicado

2022-10-23

Como Citar

Santos, A. E., & Moraes Peixinho, D. . (2022). Entre Cerrados e Amazônias, a fronteira em movimento: usos das terras e municipalização do território no Nordeste de Mato Grosso. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16354

Edição

Seção

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas