Circulação, transportes e logística no Brasil

inserção internacional, permanências e diversidades na reorganização territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16202

Palavras-chave:

Sistemas de transportes, logística e armazenamento, Fluidez e competitividade territorial, Normas e tributação

Resumo

O artigo objetiva analisar os sistemas de transportes, de normas, de tributação e de logística como atributos essenciais à competitividade territorial. A recente reestruturação econômica utiliza de tais componentes para o planejamento e a gestão territorial, com a finalidade de expandir a fluidez e torná-la a principal credencial da competitividade entre os territórios. Fatores que introduzem certas porções do Brasil na divisão internacional do trabalho e altera a forma tradicional de expansão geográfica do capital. A competitividade entre os territórios conta com a atuação do Estado no atendimento das demandas corporativas por infraestruturas de transportes, armazenamento e logística e, na mesma direção, a logística corporativa otimiza os sistemas de engenharia de transportes e de armazenamento, a fim de minimizar custos de produção e circulação. Os sistemas de transportes e logística são elementos cruciais para aumentar a fluidez e, por conseguinte, a competitividade cada vez mais evidente entre os territórios conta com a atuação dos gestores públicos que atuam no reordenamento de diversos espaços do território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Rogério Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP e pós-doutorado (PDS/CNPq) no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Professor efetivo dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da UNESP (Campus de Ourinhos/SP e Campus de Presidente Prudente/SP, respectivamente) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UNESP. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC entre 2013 e 2015. É líder do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI), coordenador do Laboratório de Circulação, Transportes e Logística (LABCIT). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq - nível 2, desde 2011 e cofundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transportes (SBPT). Tem experiência na área de Geografia Econômica, Geografia Urbana e Geografia Regional, com ênfases em Geografia da Circulação, Transportes e Logística; Desenvolvimento Regional e Urbano, Planejamento de Transportes e Infraestruturas e mobilidade e acessibilidade em espaços urbanos e regionais.

Referências

ALESC – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Redução na alíquota do querosene de aviação deve ampliar oferta de voos. In.: Agência AL. Retirado de <http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/gabinetes_single/reducaeo-na-aliquota-do-querosene-de-aviacaeo-deve-ampliar-oferta-de-voos>. Acesso em 15 de janeiro de 2020.

BARAT, Josef. Globalização, logística e transporte aéreo. São Paulo: Editora Senac, 2012.

BELLUZZO, Luiz G. O Capital e suas metamorfoses. São Paulo: Editora da UNESP. 2013.

BRANDÃO, Carlos. Mudanças produtivas e econômicas e reconfiguração territorial no Brasil no início do século XXI. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 21, N. 2, p. 258-279, maio-ago, 2019.

BRASIL. Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ministério dos Transportes. Disponível em <http://www.antt.gov.br>. Acesso em 05 de junho de 2013.

BRASIL. Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ministério dos Transportes. Disponível em <http://www.antt.gov.br>. Acesso em 20 de novembro de 2017.

BRASIL. Ministério da Economia. Balança Comercial, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas/balanca-comercial-brasileira-acumulado-do-ano>. Acesso em 03 de agosto de 2022.

BRASIL. Ministério da Infraestrutura, Investimentos e Inversões Financeiras - Série Histórica. Disponível em: <https://dados.infraestrutura.gov.br/lt/dataset/investimentos-inversoes-financeiras-serie-historica>. Acesso em 03 de agosto de 2022.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CLYDESDALE, Greg. Cargas: como o comércio mudou o mundo. Rio de Janeiro: Record, 2012.

EMPRESA PAULISTA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO (EMPLASA). Plano de ação da macrometrópole paulista 2013-2040: uma visão da macrometrópole. Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo. São Paulo: Emplasa, 2015.

ESPÍNDOLA, Carlos J. A internacionalização do agronegócio brasileiro de carnes: a trajetória da Brasil Foods. In: VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales. São Paulo, 2014, p. 1866-1881.

FELIPE JUNIOR, Nelson F. Circulação, transportes e logística no setor portuário e marítimo brasileiro. Vila Velha: Above, 2014.

FELIPE JUNIOR, Nelson F.; SILVEIRA, Márcio R. Sistema Hidroviário Tietê-Paraná: circulação, desenvolvimento e transformações territoriais. Florianópolis: Insular, 2022.

JULIO, Alessandra dos S. O sistema de transporte ferroviário de carga no Brasil: das concessões aos novos projetos de expansão. Tese de doutorado em Geografia. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2018.

MAMIGONIAN, Armen. Tecnologia e desenvolvimento desigual no centro do sistema capitalista. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 1, n. 2, 1982, p. 38-48.

MARX, Karl. Grundisse: manuscritos econômicos de 1857-1858 – esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

PNL – Plano Nacional de Logística - 2018. Empresa de Planejamento e Logística S.A. Disponível em <https://www.epl.gov.br/plano-nacional-de-logistica-pnl#:~:targetText=O%20Plano%20Nacional%20de%20Log%C3%ADstica,diminuir%20a%20emiss%C3%A3o%20de%20poluentes>. Acesso em 21 de novembro de 2019.

RANGEL, Ignácio M. História da dualidade brasileira. Revista de Economia Política, v. 1, n. 4, São Paulo, 1981, p. 05-34.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: EDUSP, 2002.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria L. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.

SCHUMPETER, Josef A. Capitalismo, socialismo e democracia. São Paulo: Editora da UNESP, 2017.

SILVEIRA, Márcio R. Circulação, transportes e logística: bases para a acumulação capitalista e a expansão geográfica do capital. In: SILVEIRA, Márcio R. (Org.). Circulação, transportes e logística no estado de São Paulo. Curitiba: Appris, 2014, p. 11-34.

SILVEIRA, Márcio R. Circulação, transportes e logística: impactos sobre a fluidez e a competitividade territorial no Brasil. Relatório de Pesquisa de conclusão do pós-doutoramento no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD). Instituto de Geociências da UNICAMP, 2020.

SILVEIRA, Márcio R. Estradas de ferro no Brasil: das primeiras construções às parcerias público-privadas. Rio de Janeiro: Interciência, 2007.

SILVEIRA, Márcio R. Infraestruturas e logística de transportes no processo de integração econômica e territorial. Revista Mercator, Fortaleza, v. 12, n. 2, 2018, p. 41-53.

SILVEIRA, Márcio R.; COCCO, Rodrigo G. Basis for a materialist and dialectical approach to spatial interactions. Revista Terrae, Campinas, v. 8, 2011, p. 35-42.

SILVEIRA, Márcio R.; RODRIGUES, Lucas A. Reestruturação do transporte aéreo de passageiros em Santa Catarina: da aviação regional para o sistema de hub. Geousp – Espaço e Tempo (On-line), v. 24, n. 3, p. 444-467, dez. 2020.

WOOD, Ellen M. O império do capital. Rio de Janeiro: Boitempo, 2014.

World Economic Forum (WEFORUM). The Global Competitiveness Report – 2019. Disponível em: <http://www3.weforum.org/docs/WEF_TheGlobalCompetitivenessReport2019.pdf>. Acesso em: 21 de novembro de 2019.

Downloads

Publicado

2022-10-23

Como Citar

Silveira, M. R. (2022). Circulação, transportes e logística no Brasil: inserção internacional, permanências e diversidades na reorganização territorial. Revista Da ANPEGE. https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i36.16202

Edição

Seção

A geografia que propõe ao Brasil: conjuntura e políticas públicas