Narrativas pós-abissais na educação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i31.12408

Palavras-chave:

sofrimento, coletivos segregados, premissas pedagógicas

Resumo

Como comunicar o sofrimento? As reflexões deste texto buscam respostas esta questão. Seis premissas são endereçadas ao educador e à educadora para o reconhecimento das demandas cognitivas, afetivas, ético-políticas dos sujeitos/coletivos segregados que chegam à escola. Tenciona-se a produção de narrativas pós-abissais, ou seja, narrativas comprometidas com a natureza social, histórica e territorial do sofrimento, entendido como matéria educativa/formativa. Na direção contrária da pedagogia cognitivista e das recentes políticas governamentais no campo educacional brasileiro, além da aprendizagem dos conteúdos, valoriza-se a educação enquanto potência de desenvolvimento humano. Compreensão que conduz o olhar pedagógico para os processos desumanizadores que se dão fora da escola, não menos determinantes do aprender e do ensinar. Educação, justiça social, território, escala, memória, cotidiano, trabalho, experiência são alguns dos conceitos mobilizados neste texto, convite à produção de narrativas combativas na Educação Geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Marques, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Geografia. Professora no Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás. Presidenta da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Goiânia. Membro do grupo de pesquisa "Espaço, Sujeito e Existência" (UFG/CNPq).

Referências

ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BORDIEU, Pierre. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

CHAVEIRO, Eguimar Felício; DE VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel. Ponte ao mundo: inserções espaciais da pessoa com deficiência. Pegada: A Revista da Geografia do Trabalho, v. 17, n. 2, 2016. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/pega da. Acesso em: fev. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 64 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

MARANDOLA JR, Eduardo. Olhar encarnado, geografias em formas-de-vida. GeoTextos, v. 14, n. 2, 2018.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

REGO, Nelson; COSTELLA, Roselane Zordan. Educação geográfica e ensino de Geografia, distinções e relações em busca de estranhamentos. Revista Signos Geográficos, v. 1, p. 15-15, 2019.

SANTOS, Douglas. A reinvenção do espaço: diálogos em torno da construção do significado de uma categoria. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do Império cognitivo – a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SAVIANI, Dermeval et al. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1980.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso – da escravidão a Bolsonaro. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

2021-03-08

Como Citar

Marques, A. C. de O. (2021). Narrativas pós-abissais na educação geográfica. Revista Da ANPEGE, 16(31), 259–271. https://doi.org/10.5418/ra2020.v16i31.12408

Edição

Seção

Seção Temática - Geografia e Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)