Escola "sem" partido e reforma do ensino médio

e agora, como ensinar Geografia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.10901

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Ciências Humanas, ensino de geografia

Resumo

Os últimos anos foram marcados por um retrocesso no campo educacional como um todo, especialmente nas áreas de Humanas, com destaque para o Projeto de Lei do Programa Escola sem Partido (ESP) e Reforma Curricular do Ensino Médio. Os significados pedagógicos dessas leis revelam sentidos de Educação, de conhecimento e de sociedade: se por um lado o programa ESP cria um falso manto da neutralidade do conhecimento, a Reforma do Ensino Médio, ao criar “itinerários formativos”, hipervaloriza um ensino teoricamente pragmático voltado para línguas e matemática. Assim, esse ensaio apresenta considerações sobre as disputas de saberes na produção do conhecimento científico e suas inter-relações com o conhecimento escolar, debatendo as ideias da ESP e da nova reforma curricular. Objetivamos reafirmar o papel do ensino de geografia na contribuição da formação humana, ao promover a autorreflexão e o desenvolvimento de operações mentais necessárias para a prática cotidiana consciente autônoma e crítica.

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Biografia do Autor

Thiara Vichiato Breda, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestra em Ensino e História em Ciência da Terra (UNICAMP) e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutora em Educação pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM/Espanha). Atuou como professora de Geografia na Educação Básica (rede particular e pública de ensino). Atualmente é Professora substituta na UFSJ e Integrante do Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO). Tem desenvolvido estudos principalmente nos seguintes temas: educação cartográfica, jogos, processos formativos e narrativas.

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Publicado

2022-07-19

Como Citar

Vichiato Breda, T. ., & Breda, T. V. (2022). Escola "sem" partido e reforma do ensino médio: e agora, como ensinar Geografia?. Revista Da ANPEGE, 18(35). https://doi.org/10.5418/ra2022.v18i35.10901