Paisagem transfronteiriça: Ensinando e pesquisando em ambas Aceguás e ambos Nogales

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.10687

Palavras-chave:

Fronteira, Paisagem transfronteiriça, Cidades-gêmeas

Resumo

Este artigo descreve e discute um experimento de pesquisa sobre processos fronteiriços, uma proposta de metodologia capaz de superar a casuística nos Estudos Fronteiriços. Duas disciplinas, ministradas simultaneamente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e na State University of Arizona (Estados Unidos) construíram análises comparativas das paisagens transfronteiriças em Aceguá, BRA/ Aceguá, URU e Nogales, MEX/ Nogales, EUA. Combinando uma matriz de observação transfronteiriça sistemática com teorias geográficas sobre a paisagem e sobre o espaço, diretrizes foram estabelecidas para descrição dos domínios da paisagem socioespacial transfronteiriça (forma, função, estrutura e dinâmica). As diferentes condições fronteiriças sul e norte-americanas permitiram aos alunos entender que as fronteiras podem ser, a um só tempo, um elemento da paisagem e uma instituição com poder de estruturar as relações sociais em suas imediações.

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Biografia do Autor

Francisco Lara-Valencia, Tempe da Arizona State Universit (ASU)

Dr. em Planejamento Urbano, Professor associado da School of Transborder Studies da Arizona State University, 

Interdisciplinary B Bldg. Suite B-164-A

  1120 S. Cady Mall, Tempe - AZ 85287 (E.U.A)

 

Edgar Garcia Velozo, Universidade do Rio Grande do Sul (URGS)

Acadêmico de Geografia, UFRGS

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

Dorfman, A., Lara-Valencia, F., & Velozo, E. G. (2021). Paisagem transfronteiriça: Ensinando e pesquisando em ambas Aceguás e ambos Nogales. Revista Da ANPEGE, 16(30), 363–382. https://doi.org/10.5418/ra2020.v17i30.10687

Edição

Seção

Seção Temática - Geografia Política