Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?

Autores

  • Marcos Paulo Gonçalves de Rezende UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Geovane Gonçalves Ramires UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Julio Cesar Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Palavras-chave:

Atividades equestres, cavalos, conformação, mensurações

Resumo

Um dos fatores que contribuem para o desgaste físico dos equinos de tração [carroça] é a utilização de animais com perfil corporal não compatível com tal finalidade. Nesse ínterim, objetivou avaliar se os equinos utilizados para tração no município de Aquidauana (MS), possuem aptidões ou não para tal atividade, utilizando-se de índices de conformação e da correlação de Pearson. Foram mensurados com o auxílio de hipômetro e fita métrica as características altura de cernelha, altura de garupa, comprimento corporal, perímetro torácico, largura do peito e perímetro de canela em 32 animais (13 machos e 19 fêmeas) sem padrão racial definido. Através dos resultados das medidas, calculou-se 10 índices de conformação. As avaliações estatísticas foram realizadas utilizando um modelo estatístico contendo os efeitos fixos de idade do animal e sexo. Estimou-se também a correlação de Pearson entre os índices de conformação. A idade influenciou o perímetro torácico e índice de compacidade 2. O efeito de sexo foi significativo sobre altura de garupa, comprimento corporal, índice corporal e relação cernelha/garupa. O peso demonstrou associação com a capacidade de suporte de carga sobre o dorso; e na classificação do tipo de tração em que o animal está apto. Os índices de conformação classificaram os equinos como animais de médio porte, possuindo suporte de peso sobre o dorso de 107,77 Kg trabalhando a galope ou trote; e 184.19 Kg trabalhando a passo. Isso indica que os mesmos possuem aptidões apenas para tração leve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Gonçalves de Rezende, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduando em Zootecnia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Linha de pesquisa com ênfase em Produção Animal e Conservação do Pantanal, com frentes em Melhoramento e Conservação Genética de Animais Domésticos Criados no Pantanal. Manejo e Conservação de Solo Pantaneiro e Ecologia de Ecossistema Aquáticos Pantaneiros. Análise estatístico e interpretação de dados científicos. Foi bolsista CNPq durante trabalhos de iniciação cientifica executado nos anos 2010/2011 e 2011/2012.

Geovane Gonçalves Ramires, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

Discente do curso de Zootecnia - Bacharel e Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, respectivamente. Atua principalmente na área de Zoologia de Vertebrados, com foco em Levantamento de Aves do Pantanal e Uso da Biometria para Caracterização de Equinos.


Julio Cesar Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1986); e em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2008). Mestre em Zootecnia, área de concentração em Genética e Melhoramento Animal, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutor em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Pós Doutorando na Universidade do Missouri, USA (2006 /2007 Visiting Professor); Bolsista senior da Capes; atualmente realizado Pos Doutorado em Ecologia e Conservacao Animal na Florida Atlantic University - USA (2012/2013). Organizador e Autor do Livro Pantanal Produzindo com Sustentabilidade. Avaliador de Cursos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES-INEP/MEC). Tenho experiência na área de Zootecnia e Analise de dados (em SAS e MTDFREML) e com conservação e ecologia de campo. Desenvolve trabalhos com genética e melhoramento dos Animais Domésticos, produção de animal (silvestres e domésticos), gado de corte, búfalos e estimativas de parâmetros genéticos; Zootecnia, Melhoramento Animal; Zoologia; Ecologia Aplicada; Genetica e uso do SAS e MTDFREML. Orienta no Programa de Ciencia Animal da FAMEZ-UFMS, onde tem 03 orientados de mestrado e 01 de doutorado.

Downloads

Publicado

2013-11-20

Como Citar

Rezende, M. P. G. de, Ramires, G. G., & Souza, J. C. (2013). Equinos utilizados para tração de carroças em Aquidauana (MS) estão aptos para tal finalidade?. Agrarian, 6(22), 505–513. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2293

Edição

Seção

Artigo - Produção animal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)