Aspectos da comercialização da carne suína no varejo no município de Aquidauana-MS

Autores

  • Andre Rozemberg Peixoto Simões Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS
  • Tânia Mara Baptista dos Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS
  • Nanci Cappi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS
  • Charles Kiefer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Palavras-chave:

consumo de carne, oferta de produto, suinocultura

Resumo

Objetivou-se realizar levantamento descritivo da comercialização e variáveis que afetam a quantidade de carne suína ofertada no município de Aquidauana-MS. O diagnóstico foi realizado por meio de entrevistas com responsáveis administrativos e vendedores nos estabelecimentos varejistas, sendo investigadas as variáveis: capacitação do vendedor e conhecimento sobre produção dos suínos; ordem de vendas de carnes; oferecimento da carne suína; denominações e informações solicitadas pelo consumidor; promoções e estratégias para aumentar a oferta da carne; nível de concorrência do segmento e determinantes do preço de venda da carne. Os dados foram analisados por estatística não-paramétrica, teste Kruskal-Wallis. Constatou-se que a carne suína foi a terceira mais vendida e sua comercialização realizada 48% em açougues, 29% em supermercados e 23% em mercados. A venda de carne suína foi determinada por vários fatores, além do seu próprio preço, e as variáveis mais citadas foram: época do ano, preferência do consumidor e disponibilidade para compra. Na aquisição os consumidores destacaram a importância do preço, seguida de informações sobre qualidade e procedência. Estabelecimentos afirmaram que as formas de aumentar as vendas seriam reduzir os preços, realizar propaganda, melhorar a apresentação do produto e aumentar a oferta, mas poucos utilizavam as estratégias, pois estavam satisfeitos com a quantidade vendida e não se preocupavam com concorrência. Os vendedores são pouco capacitados quanto aos cortes e desconhecem o processo produtivo. A carne suína possui um potencial de crescimento de vendas no município desde que haja adequação dos estabelecimentos, padronização do serviço e constância de oferta do produto.

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Biografia do Autor

Tânia Mara Baptista dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS

Profa Adjunta no Curso de Zootecnia da UEMS/Aquidauana. Tem experiência na área de Produção Animal, com ênfase em Aproveitamento de dejetos e Ambiência Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: biodigestão anaeróbia, biogás, biofertilizante, suinocultura e ambiência animal.

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Publicado

2012-09-18

Como Citar

Simões, A. R. P., dos Santos, T. M. B., Cappi, N., & Kiefer, C. (2012). Aspectos da comercialização da carne suína no varejo no município de Aquidauana-MS. Agrarian, 5(18), 417–427. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1824

Edição

Seção

Artigo - Agronegócio

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