Emergência de sementes de jaqueira (Artocarpus integrifolia) submetidas à secagem e armazenamento

Autores

  • Jadir Vieira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG - campus São João Evangelista)
  • Robson José de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Extrativismo, fisiologia de sementes, produção de mudas

Resumo

A jaqueira (Artocarpus integrifolia Lam.) apresenta importância econômica, no entanto é explorada de forma extrativista o que compromete a propagação espontânea da espécie. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a emergência de plântulas de jaqueira submetidas à secagem e armazenamento. O experimento foi realizado em telado no Instituto Federal de Minas Gerais, em São João Evangelista, MG, distribuído em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições (composta por 25 sementes cada), perfazendo um total de 400 sementes. Os tratamentos avaliados foram: T1: testemunha, sementes secas e armazenadas por 3 dias; T2: sementes secas e armazenadas por 14 dias; T3: sementes recém extraídas e embebidas em água por 24 horas; T4: sementes recém extraídas de fruto em processo de fermentação. Foram avaliados: porcentagem de emergência, o índice de velocidade de emergência, e o tempo médio de emergência (em dias). Os resultados mostram que as sementes de jaqueira perdem poder germinativo progressivamente durante o armazenamento, assim recomenda-se a semeadura logo após a retirada do fruto, e a embebição em água por 24 horas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jadir Vieira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG - campus São João Evangelista)

Graduado em Tecnologia em Silvicultura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG - campus São João Evangelista), com experiência em Dendrometria e Inventário Florestal. Cursa mestrado em Ciẽncia Florestal, na área de concentração Manejo Florestal e Silvicultura na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atualmente é professor contratado do Instituto federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, ministrando aulas no curso Técnico em Meio Ambiente e no Curso Superior de Silvicultura.

Robson José de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa (2004), e Doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Piauí, além de ser revisor de periódicos, e estar com projetos em andamento de pesquisa e extensão. Tem experiência e vem atuando na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Colheita Florestal, Estradas, Planejamento, Transporte, Logistica, Ergonomia, Economia, Politica, Legislação, Planejamento Florestal, Metodologias de Pesquisa, Avaliação de Impactos Ambientais e Geotecnia.

Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Biologia pela Universidade de Pernambuco (2009), Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Montenegro (2010) e Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Piauí (2012), com bolsa do CNPq. Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, com bolsa da CAPES. Foi bolsista do CNPq na modalidade de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI A-A) e do projeto "Produção Integrada de Frutas" da Embrapa Semi-Árido. Integrou a equipe técnica dos projetos: "Produção Integrada de Manga", "Produção Integrada de Uva para Vinho" e "Introdução e Avaliação de Culturas Alternativas para as Áreas Irrigadas do Semi-Árido Brasileiro".

Downloads

Publicado

2013-11-19

Como Citar

Silva, J. V. da, Oliveira, R. J. de, & Silva-Matos, R. R. S. da. (2013). Emergência de sementes de jaqueira (Artocarpus integrifolia) submetidas à secagem e armazenamento. Agrarian, 6(22), 514–518. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1734

Edição

Seção

Notas técnicas