Biomonitoramento de metais pesados no Córrego do Cravo e Represa Paraíso utilizando Astianax bimaculatus (Linnaeus, 1758) (Characiformes, Characidae)

Autores

  • Samuel Mariano-da-Silva Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí
  • Antonio Paulino Costa Netto Universidade Federal de Goiás
  • César Augusto Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Francys Pimenta de Faria
  • Fabiana Maria de Siqueira Mariano-da-Silva

Palavras-chave:

biomonitoramento, metais pesados, Astyanax bimaculatus,

Resumo

As áreas utilizadas como lixões e aterros controlados são focos potenciais de poluição, uma vez que os resíduos sólidos podem conter substâncias químicas com características tóxicas, como os metais pesados por exemplo. Este trabalho teve como objetivo avaliar os teores de cobalto, cádmio, chumbo, cromo, cobre, ferro, manganês e zinco em chorume e em peixes da espécie Astyanax bimaculatus oriundos do córrego do Cravo e da Represa Paraíso, que sofre com a contaminação direta e indireta dos líquidos percolados do aterro controlado de Jataí – GO. Uma amostra de chorume foi extraída da bacia de deposição, situada no lado nordeste do aterro. Outras onze amostras foram coletadas em diferentes pontos de afloramento superficial espontâneo, todos estes localizados sobre o aterro sanitário, totalizando doze amostras de chorume. Os espécimes foram coletados entre os meses de janeiro a março de 2008, utilizando anzol, em toda a extensão (5 km), em 32 pontos do Córrego do Cravo (±130 em 130 metros) e em 3 pontos da Represa Paraíso. Foi comprovada a contaminação pelos metais cádmio, chumbo, cromo e ferro, considerando os valores máximos permitidos, indicando que nos compartimentos ambientais estudados está havendo contaminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Mariano-da-Silva, Universidade Federal de Goiás / Campus Jataí

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994), mestrado em Microbiologia Agrícola (ac Ciência dos Alimentos) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Microbiologia Agrícola (ac Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí e Coordenador do Curso de Ciências Biológicas (modalidades bacharelado e licenciatura). Com relação às atividades de ensino, atua no Regime de Graduação Semestral em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas Bioquímica Básica e Bioquímca de Macromoléculas. Atua Também no programa de Pós-Graduação Stricto-Senso em Agronomia - a/c Produção Vegetal, ministrando a disciplina Bioquímica de Plantas. Orienta, em nível de Iniciação Científica e em nível de Mestrado, na área de Bioquímica de Plantas, com enfase na absorção e incorporação do nitrogênio pelas plantas, e nas áreas de Bioquímica dos Microorganismos, Biologia e Fisiologia dos Microorganismos e Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Downloads

Publicado

2012-06-12

Como Citar

Mariano-da-Silva, S., Costa Netto, A. P., Oliveira, C. A., Faria, F. P. de, & Mariano-da-Silva, F. M. de S. (2012). Biomonitoramento de metais pesados no Córrego do Cravo e Represa Paraíso utilizando Astianax bimaculatus (Linnaeus, 1758) (Characiformes, Characidae). Agrarian, 5(16), 140–150. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1323

Edição

Seção

Artigo - Ciência do Solo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)