Dieta consumida por bovinos em pastagens cultivadas e consorciadas com leguminosas, estabelecidas com e sem queima da vegetação secundária
Palavras-chave:
B. humidicola, B. brizantha, Arachis pintoiResumo
Avaliou-se a composição botânica da dieta em pastagens de capim marandú (B. brizantha) e capim quicuio (B. humidicola) consorciadas com leguminosas, em dois métodos de preparo de área: com e sem queima. Foram testadas três pastagens para cada experimento: 1. QB - B. humidicola + B. brizantha cv. Marandu. 2. QBAL - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + L. leucocephala cv. Cunninghan. 3. QBAC - B. humidicola + B. brizantha consorciada com A. pintoi cv. Amarilo + C. Argentea (Cratylia). A composição botânica foi determinada usando a técnica da análise microhistologica de fezes. As coletas de fezes foram realizadas a cada dezoito dias. O consumo de quicuio e de espécies da capoeira foram superiores na época seca e de braquiarão, na chuvosa. As percentagens de quicuio foram superiores no método com queima, as de braquiarão, no método mulch. As percentagens de braquiarão foram superiores nas pastagens de QB e QBAL e as de leguminosas, nas pastagens consorciadas com leguminosas. Foram encontradas 14 famílias e 23 espécies. O método de preparo de área infuenciou a composição botânica da dieta. As espécies da capoeira tiveram pequena participação na composição botânica da dieta dos animais.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.