Distribuição vertical de Spodoptera frugiperda (J. E. SMITH) (Lepidoptera: Noctuidae) em plantas de algodão (Gossypium hirsutum L.).

Autores

  • Carla Cristina Dutra Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD
  • Marcos Gino Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD
  • Wedson Desidério Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD
  • Antonio Carlos Busoli Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Palavras-chave:

comportamento, lagartas, algodoeiro

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer o arranjo espacial vertical da praga Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do algodão através da identificação da preferência das lagartas de diferentes tamanhos (pequenas, médias e grandes) quanto à localização vertical na planta de algodão (terço apical, mediano e basal). Os experimentos foram conduzidos no município de Ponta Porã-MS, em uma área de 116 ha semeada com algodão cultivar CNPA ITA-90. Foram demarcadas três áreas com 10.000 m2 cada, sendo que cada uma foi dividida em 100 parcelas de 100m2. Em cada parcela foram inspecionadas cinco plantas, num total de 500 plantas em cada área. Verificou-se a preferência das lagartas de S. frugiperda pela parte apical das plantas, vindo a seguir a parte mediana e basal, respectivamente. Nos três campos amostrais foi mais freqüente a presença de lagartas pequenas, seguido de médias e grandes. De acordo com os resultados obtidos nos três campos estudados, pode-se afirmar que 62,88% de todas as lagartas observadas estavam na parte apical das plantas, 32,51% estavam na parte mediana, enquanto que as demais (4,61%) foram encontradas na parte basal. A relação entre o número total de lagartas observadas em cada parte da planta esteve inalterada durante praticamente todo o período de ocorrência dessa espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristina Dutra, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração: Produção Vegetal, na Universidade Federal da Grande Dourados.

Marcos Gino Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Prof Dr da Faculdade de Ciências Biológicas-FCBA e Faculdade de Ciências Agrárias-FCA, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade.

Wedson Desidério Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Prof Dr da Faculdade de Ciências Biológicas-FCBA, Vice-Reitor da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, e Diretor Geral do Hospital Universitário da UFGD em Dourados-MS

Antonio Carlos Busoli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Prof Dr da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Departamento de Fitossanidade.

Downloads

Publicado

2012-04-12

Como Citar

Dutra, C. C., Fernandes, M. G., Fernandes, W. D., & Busoli, A. C. (2012). Distribuição vertical de Spodoptera frugiperda (J. E. SMITH) (Lepidoptera: Noctuidae) em plantas de algodão (Gossypium hirsutum L.). Agrarian, 5(15), 7–13. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/701

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)