Alterações dos atributos químicos do solo cultivado no sistema orgânico com plantio direto sob diferentes coberturas vegetais
Palavras-chave:
Algodoeiro, rotação de culturas, resíduo vegetal, adubo verdeResumo
Conhecer a dinâmica dos resíduos vegetais em sistema de plantio direto tem sido um grande desafio. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar as alterações nos atributos químicos do solo cultivado no sistema plantio direto com diferentes plantas de cobertura. O experimento foi desenvolvido nos anos agrícolas 2006/07 e 2007/08 na estação experimental da EMPAER, localizada em Cáceres-MT. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com nove tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos adotados foram diferentes coberturas de solo, constituídas por resíduos de mucuna preta (Stilozobium aterrimum), feijão guandu anão (Cajanus cajan), feijão de porco (Canavalia eusiformes), crotalária juncea (Crotalaria juncea), milheto (Pennisetum glaucum cv ADR 300), sorgo granífero (Sorgum bicolor cv BRS 307), coquetel das espécies utilizadas, vegetação espontânea e solo exposto. Após a colheita e arranquio das soqueiras do algodoeiro, procedeu-se a amostragem e análise química do solo. O aporte de resíduos vegetais para cobertura do solo no sistema plantio direto promove, na camada superficial (0 a 5 cm), aumento nos valores dos atributos químicos. As coberturas de solo influenciam significativamente nos teores de potássio e magnésio e nos valores de saturação por bases, mas não diferem quanto aos atributos pH, MO, P, Ca, (H+Al) e CTC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.