Produtividade do feijão-comum afetado por população de plantas

Autores

  • Vitor Henrique Vaz Mondo EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i39.4569

Palavras-chave:

BRS Estilo, densidade de semeadura, feijoeiro-comum, Phaseolus vulgaris.

Resumo

A população de plantas afeta diretamente a incidência de doenças e plantas daninhas, colheita, acamamento, aproveitamento de água e fertilizantes e gastos com sementes da maioria das culturas agrícolas. Além disso, é importante se determinar a população ideal de plantas por área das novas cultivares de feijão-comum visando obter o máximo potencial produtivo de cada material genético. O objetivo desse trabalho foi de determinar os efeitos de população de plantas nos componentes de produção e produtividade de grãos da cultivar de feijão-comum BRS Estilo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com cinco tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram compostos pelo número de sementes por metro de BRS Estilo (4, 8, 12, 16 e 20 sementes m-1). O aumento da população de plantas proporcionou redução na massa de matéria seca, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de 100 grãos e produtividade de grãos do feijão-comum cultivar BRS Estilo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Henrique Vaz Mondo, EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO

Possui graduação em engenharia agronômica (2004) e Doutorado em Fitotecnia (2010) pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agrilcultura ?Luiz de Queiroz?. Em 2008 foi pesquisador visitante da ?The Ohio State University? (EUA) onde desenvolveu pesquisas na área de tecnologia de sementes. Tem experiência na área de fitotecnia, com ênfase em tecnologia e produção de sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e qualidade de sementes, produção e beneficiamento de sementes, vigor e desempenho em campo, produção de sementes híbridas de arroz, fisiologia de sementes, manejo da cultura do feijão-comum, manejo da cultura do arroz, sistemas agrícolas sustentáveis para produção de arroz e feijão. Entre 2009 e 2012 atuou na área de produção de sementes de soja e ?Stewardship? na Monsanto do Brasil Ltda. Em fevereiro de 2012 assumiu a função de Pesquisador A na área de fitotecnia na Embrapa Arroz e Feijão em Santo Antônio de Goiás, GO, onde atua até o presente momento.

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1986-1991), mestrado em Agronomia pela Universidade de Brasília (1996-1998) e doutorado sanduíche na Unesp - Botucatu e Universidade da Flórida em Homestead - Flórida, EUA (2009-2012) onde desenvolveu trabalhos sobre fracionamento físico da matéria orgânica. Trabalhou por 9 anos na Emater ? GO (1993-2002) antiga Emgopa onde atuou como pesquisador na área de fitotecnia. Desde maio de 2002 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia 2002-2004 e Embrapa Arroz e Feijão 2004- atual). Tem experiência em transferência de tecnologia e nas áreas de Fitotecnia, Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento do sistema de produção do arroz e do feijão, manejo de plantas de cobertura, sistema plantio direto, adubação e nutrição de arroz e feijão, dinâmica de nutrientes e matéria orgânica em sistemas agrícolas e recuperação de pastagens degradadas. É autor de diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais como: Soil Science Society of America Journal, Crop & Pasture Research, Communications in Soil Science and Plant Analysis, Soil & Tillage Research, European Journal of Agronomy, Agronomy Journal, Crop Science, Advances in Agronomy, Crop Breeding and Applied Biotechnology, Pesquisa Agropecuária Tropical, Revista Ceres, Semina Ciências Agrárias, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Planta Daninha, Bioscience Journal, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Bragantia e Revista Brasileira de Ciência do Solo. Coordenou e participou de vários projetos de pesquisa nos temas mencionados. É consultor ad-hoc da Crop Science, Revista Pesquisa Agropecuária Tropical, Revista Ceres, Revista Caatinga, Agronomy Journal, Australian Journal of Crop Science, European Journal of Agronomy, African Journal of Agriculture Research, Soil & Tillage Research, Acta Amazonica, Archives of Agronomy and Soil Science, Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Pesquisa Agropecuária Brasileira e Journal of Environmental Quality. É editor associado da revista Pesquisa Agropecuária Tropical. Atualmente faz parte do conselho técnico interno (CTI) da Embrapa Arroz e Feijão com mandato até 03/2017. Fez parte da comissão para elaboração do plano estratégico da Embrapa Arroz e Feijão (2014), foi vice-coordenador do grupo de pesquisa e transferência de tecnologia dos sistemas agrícolas sustentáveis (2013/2014). Atualmente é coordenador do grupo de pesquisas e transferência de tecnologias do Arroz Irrigado Tropical (GPT AIT). Participou de missões internacionais para Benin, Serra Leoa, Suriname e Moçambique para desenvolver atividades relacionadas ao arroz de terras altas.

Downloads

Publicado

2018-05-25

Como Citar

Mondo, V. H. V., & Nascente, A. S. (2018). Produtividade do feijão-comum afetado por população de plantas. Agrarian, 11(39), 89–94. https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i39.4569

Edição

Seção

Comunicações Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)