Efeito do sistema de produção de cana-de-açúcar na qualidade da água em bacias hidrográficas

Autores

  • Rodrigo Garcia Brunini Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP
  • Michele Cláudia da Silva Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP
  • Teresa Cristina Tarlé Pissarra Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i36.4309

Palavras-chave:

Manejo de água e solo, Impacto ambiental, Uso antrópico

Resumo

A cultura de cana-de-açúcar é uma das mais importantes do mundo, por ser a principal matéria-prima para a fabricação do açúcar e etanol, gerando inúmeros empregos diretos e indiretos. Entretanto, o sistema produtivo ocupa extensas áreas contíguas, isolando e/ou suprimindo as reservas de matas nativas e áreas de nascentes e mananciais. Objetivou-se, nesse estudo, avaliar a água das nascentes de uma microbacia hidrográfica e observar as diferenças que ocorrem quando as áreas de nascentes estão envoltas por mata nativa (Área de Proteção Permanente - APP) e quando estas não estão. Para tanto foram selecionadas sete microbacias de primeira ordem de magnitude com nascentes (três com mata nativa no entorno da nascente; três sem mata nativa no seu entorno e uma com a nascente represada), apresentando a montante áreas com sistema produtivo de cana-de-açúcar. Realizaram-se as coletas de água mensalmente durante o período de um ano. Foram avaliados os parâmetros físicos e químicos da água, que servem como indicadores ambientais, in loco e em laboratórios específicos. O uso/ocupação do solo foi observado durante os meses de coleta na área. Os resultados deste estudo mostraram que a água da rede de drenagem das nascentes protegidas por mata ciliar apresentaram menor variabilidade nos dados em relação as nascentes não protegidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Garcia Brunini, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP

Doutor em Ciência do Solo, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias FCAV - UNESP. Jaboticabal, SP. Me. e Engenheiro Agrônomo pela FCAV/UNESP. Desenvolve pesquisas com Engenharia de água e solos. Professor do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (ITES).

Michele Cláudia da Silva, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP

Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Jaboticabal (2014), Mestre em Sistemas de Produção pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Ilha Solteira (2010). Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Recursos Hídricos e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de bacia hidrográfica, diagnóstico de impacto ambiental, limnologia, qualidade da água e uso do SIG na agricultura.

Teresa Cristina Tarlé Pissarra, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP

Cursou Pós Doutorado na Universidade da Flórida, EUA (2011), Doutorado (2002) e Mestrado (1998) em Agronomia - Programa Produção Vegetal na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCAV/Câmpus de Jaboticabal. Formação em Agronomia (1994) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FEIS/Ilha Solteira, em Pedagogia (1984) e Letras (1984) ambas na Faculdade de Educação e Ciências e Letras de Urubupungá. Atualmente é Professor Adjunto I UNESP/FCAV, atuando com ensino, pesquisa e extensão, e orientação à pesquisa na área de Ciências Agrárias, com ênfase em manejo e conservação do solo e da água, nos temas: topografia; geoprocessamento; uso, manejo e ocupação do solo em bacias hidrográficas; manejo de agroecossistemas e floresta. 

Downloads

Publicado

2017-06-06

Como Citar

Brunini, R. G., Silva, M. C. da, & Pissarra, T. C. T. (2017). Efeito do sistema de produção de cana-de-açúcar na qualidade da água em bacias hidrográficas. Agrarian, 10(36), 170–180. https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i36.4309

Edição

Seção

Artigo - Ciência do Solo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)