Modelos sazonais para radiação solar incidente na área rural de Dourados-MS

Autores

  • Robson Leal da Silva UFGD
  • Marcelo Mendes Vieira

Palavras-chave:

instrumentação, meteorologia, matemática-estatística, energia renovável.

Resumo

Conhecer o comportamento temporal e intensidade da radiação solar no campo é diferencial de suma importância em diversas atividades das ciências agrárias, que contemplam aplicações em engenharia agrícola, dentre outras, a exemplo de processos de secagem, irrigação, aquecimento de água e relações solo-planta-atmosfera. Usualmente estações meteorológicas com instrumentação capaz de registrar a radiação solar indicam apenas valores discretos (tipicamente a intensidade média horária ou média diária, W/m²), mas um modelo continuo e representativo do comportamento e intensidade pode auxiliar a previsão a médio/longo prazo das características da radiação solar em determinada região. Existem poucos estudos a respeito da radiação solar líquida incidente, e respectivo potencial de energia solar disponível como fonte renovável, no estado de Mato Grosso do Sul e na região Centro-Oeste em geral. Este trabalho tem como objetivo avaliar, via dados brutos de estação meteorológica, a intensidade e comportamento da radiação solar líquida ("net solar radiation", do inglês), e suas mudanças sazonais, na superfície terrestre do município de Dourados-MS, área situada no típico cerrado brasileiro. Com os resultados das características quantitativas e qualitativas na escala temporal que abrange o período de três anos (2008-2010), foi desenvolvido um modelo matemático de funções contínuas para representar o perfil de um dia-típico da radiação solar líquida, que é comparado e validado por um ano de comportamento sazonal e com dados brutos um ano no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Leal da Silva, UFGD

Engenheiro Mecânico (FEI, 1995), mestre e doutor (ITA, 1999 e 2007) em Engenharia Aeronáutica e Mecânica na área de concentração Aerodinâmica, Propulsão e Energia. Também possui graduação/licenciatura plena em Matemática e Física (UCB, 2007); especialização (Lato Sensu) em Eng. Segurança do Trabalho (UNITAU,2001) e em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (FEAP,2005). Atualmente é Prof. Adjunto IV e pesquisador da FAEN - Faculdade de Engenharia da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, atuando nos cursos de Engenharia Mecânica (coordenador/fundador 2014-20xx) e Engenharia de Energia (coordenador/fundador 2009-2010). Coordenou projetos de pesquisa aprovados em órgãos de fomento, elaborou propostas de projetos de Engenharia para indústrias e empresas, é líder do grupo de pesquisa ARENA/CNPq. Membro Sênior da ABCM (desde 1997).

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Leal da Silva, R., & Mendes Vieira, M. (2017). Modelos sazonais para radiação solar incidente na área rural de Dourados-MS. Agrarian, 9(32), 162–171. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/4058

Edição

Seção

Artigo - Engenharia Agrícola