Modelagem hipsométrica em povoamentos híbrido clonal de <em>Eucalyptus</em>

Autores

  • Eder Pereira Miguel Universidade de Brasília
  • Lázara Daniela Dias Silva Universidade Federal do Mato grosso do Sul
  • Geislaine Ferreira Paniago Universidade Federal do Mato grosso do Sul
  • Othon Lauar Godinho Universidade Federal do Mato grosso do Sul
  • Henrique Akio Ono Universidade Federal do Mato grosso do Sul
  • Maria Luisa Pegorato Universidade Federal do Mato grosso do Sul
  • Aguinaldo José Freitas Leal Universidade Federal do Mato grosso do Sul
  • Jacqueline Pirez Fazenda Campo Bom

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i40.3324

Palavras-chave:

Altura total, equações hipsométricas, inventário florestal.

Resumo

Este estudo foi realizado em um plantio hibrido clonal de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, clone AEC 1528 (Super Clone), da Arcelormittal com três anos de idade e espaçamento 3 x 2,5 m,provenientes de um plantio localizado na Fazenda Campo Bom pertencente ao Grupo FCB Empresas Ltda situada, em Chapadão do Sul – MS. O objetivo do presente estudo foi testar modelos hipsométricos e analisar as estatísticas de ajuste e precisão a fim de selecionar a melhor equação para a obtenção da variável altura total. No total foram ajustados nove modelos hipsométricos, sendo estes os mais usuais no meio florestal. A base de dados foi obtida por meio de 51 parcelas de 420 m² cada (20m x 21m), de forma permanente em uma área total de 70,3 hectares de floresta plantada do Super Clone, onde foram medidos os diâmetros a 1,30m do solo (DAP) de todas as árvores que compunham cada parcela, mediu-se também a altura das 15 primeiras árvores em cada parcela, mais a altura das cinco árvores dominantes pelo principio de Assmann, visando à obtenção da altura total.As equações selecionadas foram avaliadas com base nos seguintes critérios para sua seleção: Coeficiente de Determinação Ajustado (R².ajust.), Erro Padrão da Estimativa (Syx), e Gráfico de Resíduos. Os resultados apontaram uma ligeira superioridade no modelo de Curtis para estimativa da altura total.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder Pereira Miguel, Universidade de Brasília

Eder Miguel, Professor da UnB, Concentrando Suas Atividades na Área de Modelagem do Crescimento e da Produção de Florestas Plantadas e Nativas, Com Ênfase no Planejamento Econômico, Otimização da Produção e Quantificação de Carbono.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Miguel, E. P., Silva, L. D. D., Paniago, G. F., Godinho, O. L., Ono, H. A., Pegorato, M. L., Leal, A. J. F., & Pirez, J. (2018). Modelagem hipsométrica em povoamentos híbrido clonal de <em>Eucalyptus</em>. Agrarian, 11(40), 159–167. https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i40.3324

Edição

Seção

Artigo - Engenharia Agrícola

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)